Música e Ciência no IPV com a Orquestra Metropolitana de Lisboa

A Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu vai ser palco no próximo dia 21 de março, pelas 17h00, de um sublime momento cultural. Um evento único, que junta em perfeita sintonia o génio criativo de Ludwig van Beethoven na excelência performativa da Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML), com uma conferência temática sobre o “Tempo Musical”, a cargo do diretor artístico da OML, Pedro Amaral (maestro e compositor).

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Manuel Heitor, estará presente no concerto. As peças a interpretar têm a assinatura indelével do genial compositor Ludwig van Beethoven (1770-1827): Abertura Coriolano, Op. 62 (1807) (duração aproximada de 8’); Sinfonia N.º 7 em Lá Maior, Op. 92 (1811-12) (duração aproximada de 42’), I. Poco sostenuto – Vivace II. Allegretto III. Presto IV. Allegro con brio.

O espetáculo insere-se na primeira edição do programa “Música e Ciência”, que resulta da parceria instituída entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Orquestra Metropolitana de Lisboa, criada em 1992 e que no ano em curso celebra o seu 25º aniversário. O programa é constituído por 10 concertos-conferência subordinados ao tema “A Música e o Tempo”, que contam com a participação da OML e de conferencistas convidados para apresentarem a peça musical a interpretar, sempre relacionada com o tema geral: “Nos tempos modernos, as vertentes lúdica e sentimental têm abalado a perceção que temos acerca da importância da Música para o conhecimento do Homem e do Universo.

O IPV acolhe o concerto inaugural desta primeira edição no dia em que, entre outras efemérides – como os dias mundiais da Árvore ou da Poesia e os dias internacionais de luta contra a discriminação racial ou da Síndrome de Down –, se celebra o Dia Europeu da Criatividade Artística. Tendo como público-alvo preferencial a comunidade académica – professores, estudantes e funcionários –, podem ainda assistir ao concerto/conferência todos os interessados da comunidade em geral.

Aceda a mais INFORMAÇÃO e CONTEÚDOS EXCLUSIVOS sobre a REGIÃO de VISEU, ASSINE o JORNAL do CENTRO!