05 Abr
Viseu

Região

Coronavírus: Tabuaço e Oliveira de Frades decretam alerta municipal

por Redação

26 de Março de 2020, 18:51

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

As câmaras de Oliveira de Frades e Tabuaço ativaram as respetivas situações de alerta municipal, por causa da pandemia do novo coronavírus. Os anúncios foram feitos esta quinta-feira (26 de março).

Em Tabuaço, a autarquia local decidiu ativar o serviço de apoio social para apoiar a população idosa, com mobilidade reduzida e sem retaguarda familiar, e também emigrantes que estejam de regresso ao concelho e tenham de cumprir o período de isolamento profilático de pelo menos 14 dias e a população isolada preventivamente. O serviço servirá para a entrega ao domicílio de bens alimentares, medicamentos e outros considerados de primeira necessidade.

A Câmara de Tabuaço também decidiu encerrar os cemitérios locais ao público, sendo da responsabilidade das freguesias a limitação de presenças naquelas zonas. As instituições sociais vão ter de reportar ao presidente da autarquia a existência de casos suspeitos ou confirmados, quer dos utentes quer dos funcionários.

Muitas das medidas previstas no despacho de situação de alerta já estavam em cumprimento no concelho tabuacense, nomeadamente a desinfeção das ruas e a proibição de festas e eventos.

Em Oliveira de Frades, a Câmara local garantiu também que os emigrantes que cheguem ao concelho passem um período de isolamento por, pelo menos, 14 dias e que os serviços e funcionários municipais estarão mobilizados, sem reserva, para todas as ações de Proteção Civil.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts