Viseu em alerta devido ao calor (c/som)

 

As altas temperaturas está a deixar o distrito de Viseu sob aviso amarelo. Um alerta que está ativo desde as 11h00 e que vai subir amanhã para laranja, devido ao aumento das temperaturas. Hoje a máxima vai rondar os 33 graus e amanhã vai subir até aos 38 graus.

O distrito vai estar todo o fim de semana sob aviso, como explica a meteorologista Madalena Rodrigues do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

 

Face a estas previsões de calor as autoridades de saúde também já lançaram um alerta à população. Aconselham a beber muita água, mesmo sem sentir sede, a permanecerem em ambientes frescos, pelo menos duas a três horas por dia, e evitar a exposição direta ao sol, especialmente entre as 11h00 e das 17h00.

Os grupos de maior risco, e que podem ter mais problemas com o calor, são as crianças, os idosos, as pessoas portadores de doenças crónicas. Também os cidadãos que desenvolvem atividades no exterior e que estão por isso expostos ao sol e ao calor, os praticantes de atividade física, as pessoas que vivem isoladas e em carência económica e social e ainda as que se encontram acamados, estão sujeitas a um maior risco devido às altas temperaturas.