A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
O ano de 2025 está mesmo a chegar e talvez esteja na hora de começar a analisar o ano que se avizinha. Estes são os feriados, fins de semana prolongados e possíveis pontes com que vai poder contar.
Este ano o Carnaval é celebrado no dia 4 de março, uma terça-feira, mas este dia não é considerado feriado nacional. Só alguns municípios o celebram como tal, e portanto, no início de março surge essa possibilidade de ponte, se a segunda-feira for marcada como férias e tiver tolerância no dia de Carnaval. Ainda em março, Vila Nova de Paiva tem feriado municipal a dia 2, mas calha a um domingo.
No mês de abril, a dia 18, assinala-se a Sexta-Feira Santa, seguida da Páscoa, que em 2025 se celebra a 20 de abril. É a partir desta altura que surgem as pontes e fins de semana prolongados.
Não com tanta sorte, surgem sempre os feriados que calham ao fim de semana. Exemplo disso é o dia que assinala a Implementação da República, a 5 de outubro, um domingo, e também o Dia de Todos os Santos, 1 de novembro, que calha a um sábado.
O 25 de Abril calha a uma sexta-feira e na semana que se segue tem o Dia do Trabalhador, a 1 de maio, uma quinta-feira. Os concelhos de Sernancelhe e Santa Comba Dão têm feriado municipal no dia 3 de maio, um sábado.
Ainda no mesmo mês, Vouzela assinala o feriado municipal no dia 14, uma quarta-feira, e Mortágua no dia 29, uma quinta-feira.
A 10 de junho, terça-feira, celebra-se o Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, sendo a mesma situação que o Carnaval. A 19 de junho, quinta-feira, assinala-se o Corpo de Deus, um feriado religioso que é celebrado em dias diferentes todos os anos, o que pode resultar numa ponte.
No dia 24 deste mês que dá início ao verão (junho), sete municípios da região assinalam o feriado municipal. São eles Aguiar da Beira, Armamar, Cinfães, Moimenta da Beira, Nelas, São João da Pesqueira e Tabuaço. A dia 29 de junho, um domingo, Castro Daire, Penedono, São Pedro do Sul e Tarouca poderiam celebrar o feriado municipal.
Segue-se o dia 21 de julho, uma segunda-feira, dia em que o concelho de Carregal do Sal assinala o feriado municipal.
O 15 de agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora, calha a uma sexta-feira e aí surge a possibilidade de mais um fim de semana prolongado. Se costuma ir de férias na segunda quinzena de agosto ainda tem mais um dia para aproveitar.
A 20 de agosto Sátão assinala o feriado municipal que calha a uma quarta-feira, e a dia 25 (segunda-feira) é a vez de Penalva do Castelo.
No mês de setembro, a dia 8, uma segunda-feira, são os concelhos de Lamego e Mangualde que podem usufruir do feriado dos respectivos municípios, seguido do dia 16, terça-feira, em que Tondela assinala o seu feriado. O concelho de Viseu é a dia 21, um domingo. Por fim, o concelho de Resende, a 29 de setembro, uma segunda-feira.
Após o verão, só em dezembro é que poderá usufruir de feriados, visto que o 5 de outubro e 1 de novembro coincidem com fins de semana.
A 1 de dezembro, dia em que se assinala a Restauração da Independência, e a 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição, os feriados calham a uma segunda-feira. São dois fins de semana prolongados de seguida. O Natal de 2025 vai celebra-se numa quinta-feira, pelo que teria a possibilidade de uma ponte.