policia-judiciaria
capicua
DSC05814
janela casa edifício fundo ambiental
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

09.07.25

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25
autarquicas 2025
autárquicas 25
psd
cruzeiro-rio-douro-novo-3
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Home » Notícias » Cultura » Adamastor – Associação Cultural celebra 20 anos

Adamastor – Associação Cultural celebra 20 anos 

Associação cultural de Viseu assinala duas décadas de projetos e intercâmbios

Carolina Vicente
 Adamastor – Associação Cultural celebra 20 anos - Jornal do Centro
30.01.25
fotografia: Adamastor
partilhar
 Adamastor – Associação Cultural celebra 20 anos - Jornal do Centro
30.01.25
Fotografia: Adamastor
pub
 Adamastor – Associação Cultural celebra 20 anos - Jornal do Centro

A Adamastor – Associação Cultural celebrou no dia 28 de janeiro os seus 20 anos de atividade. A organização sem fins lucrativos foi fundada em 2005, em Viseu, e tem-se dedicado à formação e integração dos jovens com a promoção de experiências em contextos nacionais e internacionais.

A associação refere que “ao longo de 20 anos, tem sido uma referência no apoio à formação e à integração dos jovens, promovendo experiências transformadoras em contextos nacionais e internacionais”.

A Adamastor é baseada na educação informal e cria oportunidades para que os jovens desenvolvam competências pessoais, sociais e profissionais. “Desde a sua criação, a missão da Adamastor tem sido oferecer aos jovens ferramentas que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional, através de oportunidades que fomentem também o desenvolvimento de competências transversais — as chamadas soft skills”.

Nos dias que antecederam ao aniversário, de 24 a 30 de janeiro, decorreram dois intercâmbios juvenis que juntaram 42 participantes de Portugal, Espanha, França, Ucrânia e Turquia. Os encontros centraram-se nos 11 objetivos Europeus para a Juventude, com destaque para os temas “Europa verde sustentável”, “Espaço e participação para todos” e “Conectar a UE com a Juventude”.

A associação tem trabalhado em programas como o Erasmus+ e o Corpo Europeu de Solidariedade, com experiências de voluntariado, formação e trabalho no estrangeiro. “Inspirada no espírito aventureiro e resiliente dos navegadores portugueses que enfrentaram os seus ‘Adamastores’, a associação encara cada desafio como uma oportunidade de crescimento. Esta abordagem tem sido materializada em múltiplos projetos de intercâmbio cultural e profissional”, diz Adamastor.

Para além destas iniciativas, a Adamastor está envolvida na gestão da Pousada da Juventude de Viseu e do Espaço de Juventude do Fontelo. “A sua equipa mantém viva a chama da educação não formal, apostando numa formação global que desenvolve competências sólidas, tanto no plano técnico como no plano humano”.

 Adamastor – Associação Cultural celebra 20 anos - Jornal do Centro
Torneio Nacional de Futebol de Rua

O trabalho desenvolvido ao longo destas duas décadas já teve impacto na vida de milhares de jovens. No ano passado, a associação esteve ligada à organização do Torneio Nacional de Futebol de Rua, onde a equipa feminina que representou o distrito de Viseu conquistou o título nacional.

A celebração dos 20 anos é vista como um momento de reafirmação dos objetivos da associação. “Esta celebração dos 20 anos marca um compromisso renovado com o futuro e com a construção de uma geração mais preparada, confiante e resiliente. A Adamastor reafirma a sua vontade de continuar a criar oportunidades que capacitem as novas gerações, promovendo a união, a coragem e a transformação que sempre caracterizaram a sua história”.

“Que este aniversário assinale o início de muitas outras décadas de realizações, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, cultural, social e profissional dos jovens de Viseu, de todo o país e Europa”, conclui a Adamastor – Associação Cultural.

pub
 Adamastor – Associação Cultural celebra 20 anos - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Adamastor – Associação Cultural celebra 20 anos - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar