A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Cantar as janeiras no distrito de Viseu

03-01-2020
 

A tradição de cantar as janeiras provém de há vários séculos, consistindo numa romaria pelas ruas, em que são cantadas várias músicas relativas ao nascimento do menino Jesus e ao início de um novo ano. Este costume é normalmente praticado entre 1 e 6 de janeiro de cada ano, porém há vários locais que prolongam esta celebração durante todo o mês.

Em Viseu, são vários os municípios que aderem a esta antiga tradição, entre eles Nelas, Mangualde, Oliveira de Frades e Sátão. Neste último concelho, irá atuar este sábado (4 de janeiro) o Grupo Zaatam - Grupo de Recolha e Divulgação de Música Popular do Sátão, na Igreja de Santa Maria, às 18h30. Esta tradição conta com 22 anos de existência e, ao longo do tempo, tem contado com a participação de grupos de outras localidades.

Já em Mangualde irá decorrer o Encontro de Cantadores do Ciclo Natalício, no Intermarché do município, neste domingo (dia 5), pelas 16h00. Esta celebração vai contar com a atuação de vários grupos regionais, entre eles o Grupo Folclórico Leões da Beira de Rio de Loba e o Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara.

No caso de Oliveira de Frades, o município local está a organizar a XII edição do Encontro “Cantar as Janeiras” em Ribeiradio, neste sábado, pelas 20h30, na Capela da Nossa Sr.ª Dolorosa. Este evento contará com a atuação de diversos grupos, entre eles o Grupo Vozes D’Aldeia, a Banda Marcial Ribeiradiense e o Grupo Coral Vozes de Lafões.





  • 2002 - 2020 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT