A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Histórias à beira do fogo contadas em Viseu a partir desta sexta-feira

Viseu, fogo, espetáculo, cultura, teatro
05-02-2019
 

Viseu vai receber a partir desta sexta-feira (8 de fevereiro) o espetáculo “Borralho – Festival de Inverno para Pequenas Peças à Beira do Fogo”, uma criação do Teatro Experimental do Porto para a Rede Artéria. A peça promete ser uma “experiência comunitária à volta do fogo”, inspirada pelos serões da aldeia, onde o pretexto era o contar de “histórias” relatadas por habitantes da região.

A iniciativa junta artistas profissionais e amadores com habitantes de três aldeias de Viseu, juntamente com a colaboração de alunos e professores do Instituto Politécnico. O espetáculo será apresentado em formato de festival, a partir de sexta-feira e sábado (dia 9) no Bairro Municipal a partir das 21h00. As atuações irão continuar em Várzea de Calde no dia 16 e nas localidades de Aval e Silgueiros de Bodiosa, na mesma hora.

“Queríamos fundir o presente e o passado, queríamos falar de algo ancestral mas que olhasse para agora, queríamos que os temas fossem a emigração, a guerra, o amor, a saudade, a política, o tempo, o caminhar”, justifica em comunicado o encenador Gonçalo Amorim.

As histórias que serão contadas baseiam-se no último capítulo da Odisseia de Homero, o capítulo do regresso a casa e o da matança e do exílio, sendo que os atores terão autonomia no tratamento dos materiais, na escrita do texto e na criação das peças.

As “pequenas peças” serão interpretadas por Sónia Barbosa, Bárbara Soares, Roberto Terra, Hugo Inácio, Ricardo Augusto e Diana Narciso. A estes juntam-se, no coro, Ana Bento, Emanuel Santos, João Figueiredo, João Miguel Mota, Lara Cyndi, Pedro Catalarrana e Sandra Correia.

A entrada é livre e a reserva deve ser feita para o endereço de e-mail cultura@cmviseu.pt ou através do número de telefone 232426745.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT