A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Mosteiro de S. João de Tarouca volta a receber a "Apologia para Guilherme"

12-06-2019
 

O Mosteiro de S. João de Tarouca vai acolher este sábado (15 de junho) uma nova adaptação da peça “Apologia para Guilherme”, interpretada pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Tarouca. A entrada é livre.

A apresentação acontece um ano depois de o mosteiro ter sido palco de uma encenação inédita, do mesmo tema, que trazia à luz do dia um texto com mais de 800 anos.

A “Apologia para Guilherme” visou recriar o momento da leitura de um documento que, no século XII, foi lido em todos os mosteiros cistercienses e que voltou a ter voz na Sala do Capítulo do primeiro mosteiro cisterciense a ser construído em Portugal.

Agora, a reencenação do texto pelas escolas de Tarouca tem, segundo a organização, como objetivo aproximar a comunidade do património, sensibilizando ao mesmo tempo para a sua importância e salvaguarda.

Além do espetáculo propriamente dito, os participantes terão ainda oportunidade de viver um dia no teatro, desde a reunião informal com todos os participantes, passando pelos exercícios de voz e corpo, o ensaio geral, a atribuição do guarda-roupa, até ao momento em que a recriação da reconstituição da leitura adaptada da “Apologia para Guilherme” é levada à cena.

No final das atividades haverá uma conversa informal entre os intervenientes, aberta a toda a comunidade.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT