A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Noite para ver a lua, estrelas e planetas na Orca de Fiais da Telha

Edição de 4 de outubro de 2019
04-10-2019
 

Com o objetivo de assinalar a Noite Internacional de Observação da Lua, o Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria, em Carregal do Sal, está a organizar, pela décima vez, uma observação astronómica que tem lugar este sábado, 5 de outubro, na Orca de Fiais da Telha

Trata-se de um evento criado pela NASA (National Aeronautics and Space Administration) em 2010, cujo mote é a celebração, a nível mundial, da ciência e exploração lunar, geralmente no mês de outubro, num final de semana de lua crescente, ou na fase do “Quarto Crescente”.

Em Carregal do Sal, a escolha do local teve como base estudos que comprovam a existência de uma estreita ligação entre a construção dos monumentos megalíticos do circuito Pré-Histórico e os corpos celestes.

No próximo sábado, se as condições o permitirem, poder-se-á observar a estrela Aldebaran, a Lua, Júpiter, Saturno, entre outros corpos celestes.

Os equipamentos telescópicos, em complementaridade com tecnologia informática, estão a ser preparados para que a operação desta observação cósmica possa correr na perfeição e onde se pretende ficar a saber, sempre mais, sobre os astros e a dimensão celeste interplanetária.

No Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria, a azáfama para garantir mais uma vez o sucesso desta atividade científica é bastante. Técnicos e funcionários fazem os últimos preparativos para que no sábado todos os que se puderem deslocar ao monumento megalítico da também conhecida como Orca da Víbora.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT