A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Novas óperas na programação do Teatro Viriato

08-01-2020
 

O Teatro Viriato, em Viseu, vai voltar a receber este ano espetáculos do Met Opera de Nova Iorque. Na programação, já estão agendadas seis óperas, das quatro são novas produções da companhia norte-americana, no âmbito do programa The Met: Live in HD.

Segundo o Teatro Viriato, a iniciativa combina “o imediatismo da performance ao vivo com entrevistas em tempo real e a revelação de segredos dos bastidores”, promovendo o acesso facilitado às óperas e constituindo como uma “oportunidade” para quem quiser descobrir este género e aprofundar os seus conhecimentos de ópera.

Para este sábado (11 de janeiro), o Teatro Viriato apresentará “Wozzeck”, uma história sombria de amor, loucura e crime que se desenrola num universo pós-apocalíptico da Primeira Guerra Mundial, misturando fragmentos rítmicos e melódicos com o humor para contar a evolução da loucura e do estado mental do soldado protagonista.

A 1 de fevereiro, chega ao Teatro Viriato a ópera “Porgy and Bess”, um dos espetáculos do género mais populares dos Estados Unidos. Trata-se do retrato de uma comunidade negra de Catfish Row em dificuldades durante os anos 1920.

A 1 de março, será apresentado “Agrippina”, uma ópera trágica e cómica em três atos da autoria de Georg Handel que conta a história de Agrippina e de como ela pretende que o seu filho Nero assuma o trono do imperador romano Cláudio. Este espetáculo retrata o tema do abuso de poder, em forma de comédia negra.

“Der Fliegende Hollander” será apresentado a 14 de março. A peça criada por Richard Wagner transforma o palco do Met Opera numa tela de pintura a óleo, na qual sobressai a música que representa a força do mar e das tempestades. 

A 11 de abril, “Tosca” leva a plateia do Teatro Viriato a uma ópera de thriller policial onde, em Itália, num ambiente político tenso, a cantora lírica e personagem principal Floria Tosca está disposta a tudo para salvar o seu amado Mario Cavaradossi das garras do vilão, o barão Scarpia.

Por fim, a 9 de maio, “Maria Stuarda” encerra a programação do Met Opera no Teatro Viriato. Nesta trama, duas rainhas rivais, Maria Stuarda e Elizabeth I, estão frente a frente, lançando uma reflexão sobre a liberdade moral em contraposição à luta pelo poder e à procura de harmonia. 

Os espetáculos do Met Opera subirão ao palco do Teatro Viriato nos sábados às 18h00 e nos domingos às 16h00.





  • 2002 - 2020 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT