A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Vista Alegre dedica nova exposição ao passado musical

Vista Alegre, exposição
04-02-2019
 

A fábrica de porcelana Vista Alegre, que pertence à empresa viseense Grupo Visabeira, vai apresentar de 9 de fevereiro a 14 de abril no seu museu em Ílhavo uma nova exposição de entrada livre, dedicada ao património musical da Fábrica e do Bairro Operário da Vista Alegre.

Segundo a empresa, a mostra, de nome "Há Música na Vista Alegre", dá a conhecer uma perspetiva sobre a presença da música naquela localidade, desde o ensino musical obrigatório, definido em 1824, até aos concertos de jazz, num contexto operário. A exposição revela objetos e instrumentos, documentos, memórias orais e fotografias alusivas à época.

A exposição reflete uma parte do trabalho de doutoramento e dos projetos de investigação científica conduzidos por Pedro Rocha, nomeadamente o projeto "Nossa Música, Nosso Mundo: Associações Musicais, Bandas Filarmónicas e Comunidades Locais", que liga hoje o Museu Vista Alegre, o Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança de Aveiro e outros parceiros locais.

A mostra será complementada com a existência de dois workshops: “Escutas Memórias” a 16 de fevereiro, onde o museu vai partilhar alguns segredos relacionados com a história da música local e convida os participantes a tocar melodias, e “A Música tem Vista Alegre” a 16 de março, onde os participantes vão poder explorar as sonoridades musicais provenientes da porcelana recorrendo ao corpo, à voz e a vários instrumentos.

As atividades são dirigidas a pessoas de todas as idades, devendo fazer a inscrição prévia até três dias úteis por correio telefónico ou telefone.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT