A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
A aldeia da Barranha, na freguesia de Eirado, no concelho de Aguiar da Beira, vai assinalar este domingo (dia 6) a adesão à rede Aldeias de Portugal com o evento “Vamos aos Míscaros”, que inclui uma apanha de míscaros e um mercado rural.
Segundo os organizadores da iniciativa na freguesia de Eirado, a ação visa “valorizar o património natural, material e imaterial da aldeia, através de atividades tradicionais à volta da natureza, gastronomia, produtos endógenos e do convívio social”.
A iniciativa integra o plano de atividades da localidade que pertence às Aldeias de Portugal, e é organizada pela Associação de Amigos da Escola da Barranha e pela Junta de Freguesia de Eirado.
O programa começa às 9h00 com a apanha de míscaros, seguido de um almoço convívio às 12h30 com arroz de míscaros, javali e outras iguarias, e de um mercadinho rural com animação musical que decorre das 14h30 às 18h00. Também está previsto um magusto tradicional para as 15h30.
O programa termina com a assinatura da carta de adesão à rede Aldeias de Portugal, pelas 16h30, e a comemoração dos 10 anos da Associação de Amigos da Escola da Barranha às 17h00.
As inscrições para a apanha de míscaros e o almoço terminam esta sexta-feira neste link.
Barranha é a única aldeia de Aguiar da Beira que integra a rede turística das “Aldeias de Portugal” e tem como uma das principais atratividades a nascente do Rio Dão.
A atribuição da marca foi o primeiro resultado de um processo construído com a colaboração da comunidade da aldeia e que culmina com a apresentação de um plano de valorização que será também apresentado no domingo.
O projeto foi trabalhado por um grupo de trabalho que fez, entre outras coisas, uma inventariação de recursos da aldeia com todo o património natural e construído, tradições, festas, romarias, contos, lendas, cantigas, gastronomia, percursos, atividades tradicionais, personalidades e vivências locais.
Com a integração de Barranha na Rede Aldeias de Portugal, o objetivo é atrair visitantes e dinamizar economicamente a localidade.