A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Apresento-vos Simba! O verdadeiro rei lá de casa. Este gato persa, com…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Nádia Martins
por
Vítor Santos
O festival internacional de cinema de turismo Art&Tur vai exibir esta terça-feira (22 de outubro) o programa “Aldeias com História”, uma produção Tell Me a Story para o Jornal do Centro.
O evento arranca hoje na Lousã (distrito de Coimbra) e conta com mais de 300 filmes a concurso na edição deste ano, que termina na sexta-feira (dia 25).
O “Aldeias com História”, lançado em 2020 e com cinco temporadas produzidas, tem percorrido várias aldeias, dando a conhecer a sua história e tradições, como se vivia antigamente e como se vive nos dias de hoje. Este ano, foi distinguido com o prémio de Media no Turismo na oitava edição dos Prémios AHRESP.
Ao todo, concorrem 302 filmes, de 43 países, sendo cerca de metade de nacionalidade portuguesa. No final, vão ser entregues 67 prémios.
A programação foi organizada por sessões temáticas de filmes finalistas, antecedidas por mesas redondas, sendo no primeiro dia a língua oficial o português e nos restantes o inglês.
O ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo é organizado em parceria pelo Turismo Centro de Portugal, Câmara Municipal da Lousã, Cine-Teatro da Lousã e diversas instituições locais, contando com 12 categorias: alterações climáticas, ambiente e ecologia; arte e criatividade, aventuras e expedições; cultura e património; destinos turísticos; desporto e lazer, inovação no turismo, música e dança, produtos turísticos, questões de turismo sustentável e serviços turísticos.
Faz parte do CIFFT – rede de festivais internacionais de cinema de turismo, uma rede que visa contribuir para posicionar as melhores estratégias de vídeo marketing a nível global, reunindo, durante quatro dias, os melhores produtores audiovisuais e especialistas em turismo de todo o mundo.
É, desde 2018, um festival itinerante na região Centro, tendo passado por Leiria, Torres Vedras, Viseu, Aveiro, Ourém e Caldas da Rainha. No próximo ano irá realizar-se no Fundão, seguindo para Ovar e Castelo Branco nos anos seguintes.