A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Feriado à vista e ainda sem planos? Temos a sugestão perfeita! Situado…
No coração de Viseu, a porta 55 da Praça D. Duarte abre-se…
A aldeia de Póvoa do Lobo, no concelho de Tondela, recebeu o primeiro de três exercícios ligados ao programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” que a Câmara vai promover nas próximas semanas.
A ação, que decorreu no passado domingo (1 de junho), juntou a Proteção Civil, a GNR, os Bombeiros Voluntários de Tondela e do Vale de Besteiros e a Segurança Social.
O simulacro arrancou por volta das 10h30, com o oficial de segurança a dar o alerta para um incêndio florestal que seguia em direção à localidade da freguesia de Dardavaz. O fogo vinha de Rio Milheiro, do concelho vizinho de Mortágua.
O oficial tocou o sino da capela para alertar a população e percorreu as ruas de Póvoa do Lobo de megafone na mão, alertando a população para o fogo. O povo reuniu-se depois no largo da capela, definido como ponto de encontro.
No final, todas as autoridades elogiaram a forma como a ação decorreu e a adesão dos habitantes locais.
O próximo exercício do “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” está agendado para 15 de junho (domingo) na aldeia da Tojosa, na União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo.
A ação repete-se uma semana depois, a 22 de junho, em Dornas, na União de Freguesias de São João do Monte e Mosteirinho.
O “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” pretende criar estratégias de proteção dos aglomerados populacionais em caso de incêndios rurais – cuja época crítica de combate acontece na altura do verão – e incentivar a participação das populações através de simulacros, ações de sensibilização e medidas de autoproteção.