A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
Os alunos do Agrupamento de Escolas de Castro Daire voltam a avaliar o estado do rio Paiva no concelho, em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu (IPV). Os estudantes do 12.º ano que participam no projeto “Viver o Rio Paiva” vão recolher a água em três pontos diferentes.
A recolha, que acontece no próximo dia 30, será feita à entrada do concelho de Castro Daire (próximo de Covelo de Paiva), num local intermédio (praia fluvial de Folgosa) e à saída do concelho (praia fluvial de Cabril). A análise de água será depois feita nos laboratórios do Departamento do Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.
O protocolo de monitorização do rio Paiva entre o IPV e o Agrupamento de Castro Daire “permitirá um melhor conhecimento do meio que nos rodeia e uma maior valorização do rio e da zona envolvente, para além do desenvolvimento de várias atividades no âmbito do ensino experimental das Ciências”, referem os promotores do projeto.
É deste modo, referem ainda, que a “sala de aula e os atores educativos estendem-se à comunidade e ao território local, incluindo instituições, que colaboram no processo de ensino e aprendizagem escolar e, por sua vez, recebem intervenção e capacitação para a sua otimização e desenvolvimento, com a cooperação da academia, através da construção, transferência e aplicação de conhecimento”.
Rio Paiva: Qualidade da água melhora ao longo do concelho de Castro Daire, diz estudo alunos do mesmo agrupamento já tinha monitorizado o rio, tendo concluído que a qualidade da água do rio Paiva melhora ao longo de Castro Daire.