A perda da visão ao perto faz parte do processo normal de…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
por
José Carreira
por
Leonel Ferreira
por
Pedro Baila Antunes
O projeto ‘Genius DHD’, elaborado por alunos da Escola Secundária de Nelas, venceu recentemente o concurso regional de ideias de negócio promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
A prova juntou os vencedores dos concursos promovidos pelas comunidades intermunicipais da Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, do Oeste, da Região de Aveiro, da Região de Coimbra, da Região de Leiria e de Viseu Dão Lafões. A final realizou-se no auditório da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco.
A ideia do ‘Genius DHD’ consiste num sensor inteligente que é colocado em fraldas descartáveis e tem a função de medir a temperatura e a humidade da urina, entre outros. A fralda destina-se a pessoas acamadas, pessoas com mobilidade reduzida ou com problemas motores.
Em segundo lugar no concurso regional ficou o projeto ‘Rosemary Bio Insecticide’ do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga, que propunha a criação de um inseticida biológico à base de alecrim, com o principal objetivo de controlo de pragas para a mosca do mirtilo.
O terceiro lugar foi atribuído a estudantes do Instituto de Gouveia – Escola Profissional, através do ‘Macarron de Urtiga’, que propõe a reinvenção de um produto de pastelaria fina que pretende valorizar e divulgar a urtiga como ingrediente endógeno.
O projeto Genius DHD tinha sido antes o Concurso de Ideias de Negócio premiou jovens da região Viseu Dão Lafões , onde ganharam uma missão de empreendedorismo de quatro dias em Dublin, capital da Irlanda.
O objetivo deste concurso é sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e o empreendedorismo, promovendo a iniciativa e o dinamismo nas comunidades onde se inserem. Os prémios foram entregues pela secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.