ETAR Cubos Mangualde 6
feira de são mateus
unidades móveis de saúde viseu dão lafões
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…

13.12.24

A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…

13.12.24

Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…

11.12.24
Home » Notícias » Cultura » Ana Lua Caiano na terceira edição do festival “Vai Não Vai” em Canas de Senhorim

Ana Lua Caiano na terceira edição do festival “Vai Não Vai” em Canas de Senhorim

 Ana Lua Caiano na terceira edição do festival “Vai Não Vai” em Canas de Senhorim
30.07.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Ana Lua Caiano na terceira edição do festival “Vai Não Vai” em Canas de Senhorim
13.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Ana Lua Caiano na terceira edição do festival “Vai Não Vai” em Canas de Senhorim

A vila de Canas de Senhorim, no concelho de Nelas, vai receber entre 23 e 25 de agosto o festival “Vai Não Vai”, que entra na terceira edição. Este ano, o evento organizado pela associação cultural Ganso Manso é dedicado ao tema “Mulheres”.

A programação inclui propostas de música, teatro, dança, artes plásticas, cinema e novo circo em espaços pouco convencionais de Canas de Senhorim. A cantora e compositora Ana Lua Caiano é um dos nomes confirmados para a iniciativa que quer chegar a diferentes públicos.

Os artistas convidados “com percursos distintos e de diferentes gerações” são autores das criações que integram o festival, acrescenta a organização, que também destaca a participação da população local, com quem o festival vai promover “um sentido de pertença e colaboração, disponibilizando materiais, apoio, ideias, sugestões e desejos e também a participação de associações ou pessoas singulares na programação”.

Com a realização do “Vai Não Vai”, a Ganso Manso quer envolver a comunidade local em ações participativas que vão apresentar “diferentes práticas e perspetivas de trabalho de proximidade, proporcionando o encontro entre profissionais e não profissionais, a partilha intergeracional entre pessoas de diferentes culturas e aspetos socioculturais, criando novas dinâmicas de unidade e interajuda”.

O evento começa na semana anterior à realização do próprio festival, com “Um Café e um Filme, Fáxfavor!”, uma proposta de introduzir o cinema nos hábitos diários dos moradores de Canas de Senhorim com sete filmes de alunos da Escola Superior de Teatro e Cinema que vão ser exibidos em três cafés da vila.

No primeiro dia do festival, 23 de agosto, o evento começa às 17h00 no Jardim do Foral, com a inauguração de “Andando”, uma exposição de artes plásticas realizada pelas artistas Lúcia Costa e Mafalda Balona e que traz uma peça que ficará exposta em permanência.

A iniciativa também vai ter uma feira de artesanato e outros produtos e, das 18h00 às 20h00, será apresentado o espetáculo “Teias & Odisseias” da companhia Cem Palcos e o livro com o mesmo nome no Teatro Mais Pequeno do Mundo. Às 21h30, o festival acontece no Campo Polidesportivo com “Zampadanças do Mundo” de Mercedes Prieto e Sergio Cobos, “Mulher, posso e mando” de Maria Caetano Villalobos e a exibição da curta-metragem “A Solo” de Carolina Rosendo.

A 24 de agosto, a manhã será marcada pela oficina “A Minha Cidade dos Sonhos”, destinada aos mais novos e orientada por Laura González Munera, e pela apresentação da peça infantil “Muita Tralha Pouca Tralha” de Catarina Requeijo.

Depois do “Falatório” com a participação de artistas convidados no Mercado da Freguesia, tem início às 17h30 uma pequena itinerância pela vila de Canas de Senhorim.

Esse percurso será acompanhado pelo Grupo de Bombos do Paço e por dois cabeçudos que convidam o público a segui-los, começando no Jardim do Centro de Saúde às 18h00 com a performance de dança contemporânea “Mutation”, de Mariana Tiago e Rodrigo Loureiro. Mais tarde, começa “Post Seinfeld”, um espetáculo de stand-up comedy de Rui Otero com Félix Lozano.

Às 22h00, no estacionamento da Junta de freguesia de Canas de Senhorim, é apresentado o espetáculo de novo circo “Playground” com o artista Giovanni Concato. E, às 23h00, a cantora Ana Lua Caiano vai atuar na Rua Maria Olívia Barbosa Reis. Das 00h30 às 02h00, os NeKroFagus e Alfredo Marciano vão terminar a segunda noite com um ‘live set’.

No dia 25 de agosto, o “Vai Não Vai” termina com uma caminhada por Canas de Senhorim, a partir das 08h00 com concentração no Cruzeiro. A iniciativa será orientada por Ana Mouraz e os caminhantes serão surpreendidos no último trajeto com um momento que os vão conduzir até ao Jardim do Foral, onde vão decorrer jogos tradicionais trazidos por Ilídio Magueija. O festival termina com um almoço convívio.

 Ana Lua Caiano na terceira edição do festival “Vai Não Vai” em Canas de Senhorim

Outras notícias

pub
 Ana Lua Caiano na terceira edição do festival “Vai Não Vai” em Canas de Senhorim

Notícias relacionadas

Procurar