A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
As seleções nacionais sub-17, sub-19 e sénior de andebol feminino vão estagiar na próxima semana em Lamego. O Complexo Desportivo de Lamego vai acolher as equipas a partir da próxima segunda-feira (dia 24) e até dia 30.
Durante a estadia na cidade de Lamego, as seleções vão utilizar o Centro Multiusos e o Pavilhão do Complexo Desportivo como principais recintos de treino. As seleções regressam a Lamego cerca de Seleções de andebol feminino português ‘ganham forças’ em Lamego do último estágio que juntou as equipas principal e sub-19.
A seleção A vai disputar dois jogos em novembro, na cidade de Paredes, contra a seleção do Azerbaijão, na caminhada de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2023.
A seleção sub-19, que alcançou recentemente o 13.º lugar no último Mundial do escalão que decorreu na Macedónia do Norte, vai preparar-se para iniciar um novo ciclo desportivo a pensar no próximo Europeu.
O selecionador José António Silva afirmou, em declarações ao site da Federação Portuguesa de Andebol, que este novo estágio, o segundo nesta época, será “mais um passo no trabalho com vista à preparação da participação no próximo Campeonato da Europa”.
“Neste estágio daremos continuidade ao trabalho encetado em setembro, procurando desenvolver e consolidar aspetos técnico-táticos do ponto de vista individual. O trabalho a desenvolver agora terá também como objetivo a construção e consolidação de modelo de jogo que tem vindo a ser implementado e que depende, em larga medida, da evolução técnico-táctica e física das nossas atletas”, afirmou o técnico, acrescentando que será também feita “a observação de atletas que fazem parte deste processo e que, por razões diversas, não têm estado nas últimas convocatórias”.
A última convocatória para as sub-19 inclui 18 atletas e tem quatro novos nomes: a pivô Vitória Tabuada (Colégio de Gaia), a guarda-redes Mariana Silva (CJ Almeida Garrett), a lateral Francisca Machado (CJ Almeida Garrett) e a central Bárbara Mendes (CJ Almeida Garrett).
Já nas sub-17, a selecionadora Sandra Fernandes convocou 18 atletas para o primeiro estágio da época. A nova treinadora desta seleção falou à Federação sobre o processo de construção do grupo que também se prepara para o Europeu de 2023 e que, disse, tem “potencial” para fazer mais.
“Embora eu conhecesse o grupo, mas conhecia de uma forma superficial, acompanhei os jogos realizados por este grupo em vários momentos, porque gosto, porque tenho uma paixão pela modalidade, então acabava sempre por acompanhar. Conheço o grupo que participou agora no último momento de participação foi no Europeu Open na Suécia, e acho que é um grupo interessante que teve um senão que foram os dois anos de Covid, onde elas levaram muito por tabela no processo de seleção e de evolução, porque estiveram muito tempo paradas”, disse.
O objetivo, acrescentou, passa por “construir um grupo que permita dar alguma estabilidade no sentido de podermos fazer um bom Europeu que é agora em 2023”.