A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Aristides de Sousa Mendes foi recentemente homenageado com uma escultura na cidade de Curitiba, no Brasil. A obra vai ter uma réplica na casa-museu dedicada ao ex-cônsul e que , no concelho de Carregal do Sal.
A escultura da autoria de Rafael Sartori foi descerrada no Memorial de Curitiba, cidade onde Aristides de Sousa Mendes foi diplomata entre 1918 e 1919. Em comunicado, a Câmara de Carregal do Sal sublinhou que o quadro irá perpetuar os princípios do antigo cônsul que salvou milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial e inspirar a população e os visitantes de Curitiba “a cultivarem os valores de humanidade”.
“Ao tomar conhecimento dessa história tão linda, tão plena de humanidade, achei que ficaria bem a memória desse homem, Aristides de Sousa Mendes, no Memorial de Curitiba. Que se espalhe, por todos os cantos do mundo, o seu exemplo de humanidade e de um bem que reverbera para a eternidade”, disse o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, na cerimónia da inauguração da escultura.
O presidente da Câmara de Carregal do Sal, Paulo Catalino, enalteceu o gesto do município brasileiro e destacou “os laços que unem os dois concelhos” e a obra de homenagem a Aristides. A escultura foi feita com base na medalha com o rosto do ex-cônsul e que foi oferecida pelo autarca de Carregal do Sal ao homólogo de Curitiba.
A escultura vai ganhar uma réplica em Cabanas de Viriato, no centro interpretativo que está a ser construído na Casa do Passal, a antiga residência de Aristides, num investimento de 1,8 milhões de euros.
Além de Curitiba, Paulo Catalino também visitou Porto Alegre, onde assinou um acordo com a autarquia local para promover em 2024 uma homenagem a Aristides em comemoração aos 100 anos da chegada do diplomata à cidade brasileira.
O objetivo da iniciativa é “elevar o ato heroico e a figura” do ex-cônsul. O protocolo de cooperação foi elaborado em parceria com o Instituto Cultural Português de Porto Alegre.
No último fim de semana, foi também inaugurado um , na presença da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes. A obra foi pintada por um artista local de 23 anos. Também foi assinado o protocolo para o projeto de um centro de refugiados que será instalado na Casa do Aido, onde nasceu o ex-cônsul, Carregal do Sal terá centro para refugiados no fim de 2025 num investimento de 5,5 ME.