A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Com o calor e as altas temperaturas, as autoridades de saúde da região já lançaram o apelo para que as pessoas se protejam, em particular os grupos mais vulneráveis como crianças, idosos e doentes crónicos.
A Unidade de Saúde Pública Dão Lafões sugere à população que beba água com frequência, planificando “horários para a ingestão de água em intervalos regulares, identificando sobretudo as pessoas que não possuem autonomia suficiente para ingerir líquidos ou mobilizar-se para uma sala mais fresca, e oferecendo líquidos com frequência (água e sumos naturais sem açúcar)”.
A autoridade de saúde também apela à elaboração de “ementas com elevado teor de água e ricas em sais minerais (frutas, legumes crus, sopa e pão)” e ao fracionamento das refeições durante o dia, além da conservação de alimentos “a temperaturas seguras” e do consumo de água engarrafada ou da rede pública.
Segundo a USP Dão Lafões, as pessoas devem “permanecer em locais mais frescos, pelo menos 2 a 3 horas por dia” e ainda evitar a exposição direta ao sol, “especialmente entre as 11h00 e as 17h00”, e assegurar o conforto térmico “seja através da climatização, seja mediante o arrefecimento noturno dos edifícios”.
Entre os conselhos, sugere-se também o uso de vestuário adequado como “peças de roupa leves, de preferência de algodão, e de cor clara, uma vez que estas refletem o calor e a luz solar e ajudam o corpo a manter as temperaturas normais”, além do chapéu no exterior.
A USP também apela à monitorização frequente de sintomas, “nomeadamente dores de cabeça; sensação de fadiga, fraqueza, vertigens, indisposição, desorientação, alterações do estado de consciência”, e ao reforço das medidas preventivas da infeção por Covid-19.
A autoridade de saúde apela também ao contacto para a linha SNS 24 (808 24 24 24) em caso de “aconselhamento e eventual encaminhamento para os serviços de saúde”.