INCENDIOS CASTRO DAIRE E SÃO PEDRO DO SUL 6
festas de são miguel tarouca 2023
_S3R3277
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

17.09.24

Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…

17.09.24

O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…

13.09.24

por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo

 Saúde Mental na Gravidez e Pós-parto

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Uma fraude mal-ajambrada

por
Diogo Chiquelho

 Draghi leva-se a sério
palácio do gelo feira de emprego
forum viseu
cards-2617324_1920
Home » Notícias » Diário » Autarquia de Cinfães anuncia mais de dois milhões de euros para a educação

Autarquia de Cinfães anuncia mais de dois milhões de euros para a educação

 Autarquia de Cinfães anuncia mais de dois milhões de euros para a educação
15.09.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Autarquia de Cinfães anuncia mais de dois milhões de euros para a educação
20.09.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Autarquia de Cinfães anuncia mais de dois milhões de euros para a educação

A Câmara de Cinfães anunciou um investimento superior a dois milhões de euros para o novo ano letivo que começou esta semana. O município foi um dos que aceitaram as competências da educação no âmbito do processo de descentralização.

O executivo presidido por Armando Mourisco (PS) garante em comunicado que a educação das crianças e jovens de Cinfães é uma das suas principais apostas e, entre as várias medidas destinadas à área, o município vai avançar com investimentos na requalificação das escolas do concelho.

Além das obras que já estão a decorrer na Escola Secundária de Cinfães e na Escola E.B. 2,3 de Souselo, no valor de 700 mil euros, a autarquia assinou recentemente com o Ministério da Educação um “acordo de cooperação técnica para a elaboração do projeto de ampliação e requalificação” da Cinfães: Escola Básica 2,3 General Serpa Pinto vai ser requalificada e ampliada.

Mas a maior fatia do investimento será destinada aos transportes escolares, que são gratuitos “para todos os alunos desde o pré-escolar até ao ensino secundário, o que representa uma importante poupança para as famílias cinfanenses”.

Para comprovar a eficácia da medida, o município apontou para o exemplo de uma família residente na localidade da Gralheira que pode poupar 1.106 euros por criança. No caso de quem vive em Escamarão e Nespereira, a poupança é na ordem dos 838,50 euros.

Os alunos do primeiro ciclo também vão ter cadernos gratuitos de fichas nas disciplinas, incluindo o inglês, e também um kit individual de material escolar cujo valor foi aumentado de oito para 12 euros.

Para as visitas de estudo, o município de Cinfães vai apoiar com a disponibilização dos autocarros municipais e o apoio de oito euros por aluno que também foi reforçado.

Os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo são ainda contemplados com a realização de várias atividades ao longo do ano letivo: desfile de Carnaval, semana da leitura, viagem de finalistas no rio Douro oferecida aos alunos do 4º ano e comemoração do Dia Mundial da Criança.

Para este ano letivo, mantém-se o programa das atividades de enriquecimento curricular e o prolongamento dos horários. O programa continua a abranger igualmente os alunos do pré-escolar com aulas de inglês, música e desporto.

As refeições escolares também levam “uma importante fatia” através da contratação de pessoal para acompanhar a comida nas escolas e do apoio aos alunos apoiados pelo apoio social escolar.

O investimento inclui ainda a colocação de quadros interativos em todas as salas de aula do primeiro ciclo e a atribuição de verbas anuais às escolas para a compra de materiais de higiene e limpeza e de outros apoios para fotocopiadores, telefones e expediente.

Segundo a Câmara de Cinfães, também está prevista a formação contínua dos assistentes operacionais e técnicos e a disponibilização de uma biblioteca itinerante que irá percorrer as escolas primárias do concelho.

No apoio aos alunos com necessidades educativas especiais, foram colocados nove auxiliares no pré-escolar, primeiro e segundo ciclos e dois no ensino secundário. O município de Cinfães vai ainda promover a implementação de estratégias para respostas a necessidades no âmbito da psicologia e da terapia da fala.

Relativamente ao desporto, a novidade vai ser a introdução da prática do ténis de mesa nas escolas. De resto, os apoios irão manter-se na introdução do xadrez “com a oferta de um kit de aprendizagem aos alunos” e também na introdução à prática de andebol e gira-vólei.

A atribuição de bolsas de estudo aos alunos no ensino superior é outras das medidas a manter pela autarquia, que apoiou 144 alunos no ano passado. O município vai também continuar com a entrega de prémios de mérito escolar aos melhores alunos dos 6.º, 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos.

 Autarquia de Cinfães anuncia mais de dois milhões de euros para a educação

Outras notícias

pub
 Autarquia de Cinfães anuncia mais de dois milhões de euros para a educação

Notícias relacionadas

Procurar