A OUVIR 98.8 FM
           00:00:00 | 00:00:00        

Autárquicas ao minuto


2017-10-02 15:44:00

Juntas: Orgens "independente", três mulheres nas freguesias e maioria do PSD em Viseu
Socialistas ficaram com as juntas de Boaldeia, S. João de Lourosa e Silgueiros

Foi por dois votos, mas a Junta de Freguesia de Orgens, em Viseu, foi ganha pela primeira vez por um movimento independente que tirou do poder o PSD. O Movimento Independente pela Freguesia de Orgens teve 367 votos e a lista social-democrata 365, dados que foram apurados depois de uma recontagem. 

Mauro Esteves, líder do grupo de cidadão, diz que esperava ganhar com uma diferença maior e sabe que não vai ter tarefa fácil. 

No concelho de Viseu, o PSD conseguiu a maioria absoluta na Junta de Freguesia de Viseu, a maior do distrito. Os sociais-democratas conseguiram dez eleitos, o PS seis, o Bloco, o CDS e a CDU apenas um. Diamantino Santos, o actual presidente e recandidato, confessa que não esperava outro resultado. Ainda no concelho de Viseu, das 25 juntas de freguesia, 21 pertencem ao PSD e três ao PS. Pela primeira vez foram eleitas três mulheres. A saber: Liliana Tavares (Mundão), Rosa Ferreira (Ribafeita) e Sandra Gomes (Santos Êvos), todas do PSD. 

    
2017-10-02 11:49:00



Novas entradas nas assembleias municipais
Independentes, BE e CDU estreiam-se

Do rescaldo da noite eleitoral e das surpresas da noite de 1 de outubro há derrotas e surpresas.

E das surpresas, destaque para a eleição de um membro do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Carregal do Sal, município onde excepto Viseu e Lamego, apresentou-se a eleições.

Já a CDU, 40 anos depois, elegeu um deputado para a Assembleia Municipal de Mangualde.

Em Resende, o CDS também conquistou um lugar na Assembleia Municipal local. Já em Moimenta da Beira, o grupo independente "Vamos a Isso" conseguiu também um mandato na Assembleia Municipal. Quem também entra para este órgão é o grupo de independentes "Avante todos pelo Sátão" com um mandato. 

    
2017-10-02 11:38:00



Votos ainda estão a ser apurados na Freguesia de Nelas
Diferença entre número de votos e votantes

Há apenas uma Junta de Freguesia no distrito onde os resultados das eleições autárquicas de ontem ainda não estão apurados.

Trata-se da Junta de Nelas. Ao que a Rádio Jornal do Centro conseguiu apurar há uma diferença entre o número de votos e o número de votantes, num caso que está agora a ser tratado pela Câmara Municipal. Esta não é a primeira vez que existem problemas nesta freguesia, pois já há quatro anos também foi necessário fazer recontagem de votos. 

Em nelas, o PS de Borges da Silva conseguiu a vitória com 2. 765 votos. Em segundo lugar ficou o CDS com 1. 371 votos e PSD 827. Dos sete mandatos do município, e de acordo com a página oficial do Ministério da Administração Interna, ainda só foram atribuidos dois. 

    
2017-10-02 02:17:00



Sernancelhe: Carlos Santiago (PSD) ganhou com larga maioria
PS conquistou um mandato

Em Sernancelhe, Carlos Santiago foi o vencedor da noite eleitoral e foi quem conquistou uma das maiores votações do PSD No distrito de Viseu. Obteve 71,92 por cento dos votos e quatro mandatos. O PS obteve pouco mais de 18 por cento dos votos.

    
2017-10-02 01:14:00

Troca em Lamego. PS ganha noite eleitoral
Ângelo Moura foi o vencedor

Em Lamego houve surpresas. O PS de Ângelo Moura ganhou com 37,93 da votação e conquistou três mandatos. Retirou da autarquia o PSD. 

Os sociais-democratas ficaram-se com 26,99 por cento dos votos e dois mandatos. O CDS obteve 24,97 por cento e também dois mandatos. 

Um município onde a votação foi renhida e em que o presidente eleito não tem maioria. 

    
2017-10-02 01:08:00

José António Jesus (PSD) reforça votação em Tondela
PS conquistou dois mandatos

José António Jesus vai continuar mais um mandato à frente da Câmara de Tondela. O social-democrata foi reeleito com 57,49 por cento dos votos e cinco mandatos. Em segundo lugar ficou o PS de Joaquim Santos com 23,25 por cento e dois lugares no executivo.

"Este é um mandato reforçado", assume o vencedor que destaca mais um mandato que o PSD conquistou na Assembleia Municipal. "Com menos eleitores tivemos mais votos. É um mandato reforçado e um compromisso com este concelho", salienta. 

 

    
2017-10-02 01:01:00



Paulo Santos (PSD) vence no Sátão
Vice-presidente passa a presidente

O até então voce-presidente da Câmara de Sátão, Paulo Santos, foi o vencedor da noite eleitoral. O social-democrata venceu as eleições e vai ficar a substituir Alexandre Vaz que fica como número dois na autarquia. Com 47,65 por cento dos votos, conquistou quatro mandatos. Acácio Pinto, que concorreu como independente com o apoio do PS obteve 38,10 dos votos e três mandatos.

"Mantivemos o nosso espaço o que é importante e fundamental", sublinha o vencedor Paulo Samtos.

 

 

    
2017-10-02 00:59:00



Resende: Garcez Trindade (PS) foi reeleito
Quatro mandatos conquistados

O PS ganhou em Resende e voltou a eleger Garcez Trindade como presidente da Câmara. Os socialistas obtiveram 47,42 por cento dos votos, enquanto o PSD ficou com 42,02 por cento da votação. 

O PS fica assim com quatro mandatos. 

    
2017-10-02 00:54:00



Borges da Silva (PS) ganha em Nelas
CDS foi a segunda força política mais votada

Borges da Silva foi reeleito presidente da Câmara de Nelas. O socialista obteve a vitória (48,71) num concelho onde a segunda força mais votada foi o CDS (24,18).

O PSD obteve 14,57.

    
2017-10-02 00:45:00



Júlio Norte reeleito em Mortágua
Vencedor reeleito para mais um mandato

Em Mortágua, Júlio Norte (PSD) saiu vencedor da noite eleitoral. O presidente que guardou até ao fim o "tabu" da candidatura, acabou por vencer com uma votação renhida com o candidato socialista. O reeleito autarca obteve 47, 80 por cento dos votos. o PS conquistou 45,50 por cento dos votos.

O vencedor lembra que é um "homem de ação" e que não foi fácil o "fardo" que carregou nos últimos anos. "Puxei por este concelho como um desgraçado. Sinto agora uma certa tranquilidade e paz de espírito", realça Júlio Norte. 

    







  • 2002 - 2017 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT