Autárquicas: PS só não tem candidato em dois concelhos do distrito
A Federação do PS de Viseu aprovou na terça-feira (22 de junho) a grande maioria dos candidatos do partido que vão avançar para a corrida eleitoral autárquica no distrito. Só não os tem em Tabuaço e Sernancelhe, cujas candidaturas deverão ser anunciadas brevemente.
Ao todo, a Comissão Política da estrutura distrital ratificou 18 nomes, incluindo alguns presidentes de câmara e também João Azevedo, que avança em Viseu depois de ter sido autarca em Mangualde.
Armando Mourisco (Cinfães), Ângelo Moura (Lamego), Borges da Silva (Nelas), Francisco Carvalho (Penalva do Castelo), Garcez Trindade (Resende), Leonel Gouveia (Santa Comba Dão) e Vítor Figueiredo (São Pedro do Sul) vão recandidatar-se às respetivas autarquias pelos socialistas. O nome de Garcez Trindade foi escolhido por avocação do PS nacional.
O Partido Socialista vai contar ainda com o ex-autarca Fernando Carneiro em Castro Daire, Paulo Catalino em Carregal do Sal, Marco Almeida em Mangualde, Paulo Matos em Moimenta da Beira, Ricardo Pardal em Mortágua, Porfírio Carvalho em Oliveira de Frades e Sónia Numão em Penedono.
Também pelo partido, estão também confirmados os nomes de Vítor Figueiredo para Sátão, Francisco Coutinho para Tondela, Paulo Marques para Vila Nova de Paiva e Catarina Menezes para Vouzela.
Nomes não estão fechados em dois concelhos. PS apoia três independentes
O PS ainda não tem candidatos confirmados em Tabuaço e Sernancelhe. A Federação garantiu em comunicado que os nomes serão anunciados brevemente.
O líder da distrital, José Rui Cruz, diz que os nomes ainda não estão fechados. “Ainda não temos os nomes fechados, pelo que não estamos em condições de divulgar. Precisamos de mais alguns dias para fecharmos os dois processos. Os outros estão todos no tempo certo”, diz. O presidente acrescenta que todo o processo foi muito pacífico.
Além disso, os socialistas também vão apoiar a candidatura independente encabeçada pelo presidente da Câmara de São João da Pesqueira, Manuel Cordeiro, que se recandidata pelo movimento Pela Nossa Terra.
O PS também garante o apoio às candidaturas lideradas por Jorge Rodrigues em Armamar e José Amaro em Tarouca. José Rui Cruz garante que o partido não desistiu destes concelhos e que se tratou apenas de uma opção.
“Em Pesqueira, o PS já tinha apoiado Manuel Cordeiro. Em Armamar, o candidato do CDS de há quatro anos disponibilizou-se para ser candidato connosco numa lista de independentes, onde o nosso candidato será o número dois. Temos ali um conjunto de pessoas que, juntamente com outras do PSD, juntam-se na tentativa de retirar a Câmara ao PSD”, explica.
Quanto a Tarouca, o presidente da distrital socialista revelou que o partido tinha uma candidatura já pronta mas que acabou por não avançar devido à iniciativa de José Amaro.
“O candidato reuniu-se comigo e disse que as probabilidades de ganharmos a Câmara com um movimento independente eram muito maiores do que se fossemos isolados como PS porque havia muitos descontentes e pessoas ligadas ao PSD e ao CDS que aceitariam ir nesse movimento”, conclui.
Nas últimas autárquicas em 2017, o PS foi o partido mais votado em todo o distrito de Viseu com 38,15 por cento dos votos.