O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Catarina Meneses é “quase a 100 por cento” a candidata do PS à Câmara de Vouzela nas próximas eleições autárquicas, confirmou fonte do processo ao Jornal do Centro, um nome que ainda terá de ser aprovado em reunião da Comissão Política Concelhia.
A atual vereadora é o nome mais consensual. Em Vouzela, os socialistas afastam a hipótese que, entretanto foi levantada, do atual presidente da Câmara de S. Pedro do Sul (que não se pode recandidatar por causa da limitação de mandatos) ser o cabeça de lista em 2025. Dizem que a hipótese foi levantada por quem “quer provocar” e recordam que a decisão é exclusivamente da Comissão Política Concelhia, órgão com o qual não foi possível chegar à fala..
Os rumores levaram, inclusive, a possível candidata a deixar comentários nas redes sociais. “É hoje mais do que visível o receio que o PSD tem de interromper os 25 anos de atraso e subdesenvolvimento a que condenou Vouzela. Os muitos sinais de nervosismo do PSD tomam desta vez a forma de um suposto artigo”, sublinhou a vereadora, descrevendo as iniciativas do PS que, na sua opinião, “são exemplo e testemunho vivo do que é uma atividade política desenvolvida ao serviço de todo o concelho”.
Também quase certo é o nome de Carlos Oliveira para ser o candidato do PSD, ele que assumiu a presidência da autarquia com a saída de Rui Ladeira para o governo, onde ocupa as funções de secretário de Estado das Florestas.
Em 2021, o PSD conquistou a autarquia de Vouzela com 59,07 por cento dos votos, enquanto o PS obteve 32,24 por cento. O município tinha 8.999 eleitores.
Vítor Figueiredo na Assembleia Municipal
E excluído o nome de Vítor Figueiredo para Vouzela, é quase certo que o autarca será o cabeça de lista à Assembleia Municipal no concelho que tem liderado – S. Pedro do Sul. O PS já apresentou Pedro Mouro como o sucessor de Vítor Figueiredo e o atual vice-presidente conta apresentar a candidatura em novembro. O candidato é vice-presidente desde 2013, tendo sido vereador da oposição entre 2009 e 2013. Antes, tinha sido membro da Assembleia Municipal.
Também o PSD já anunciou a escolha que recaiu em António Luís Silva Martins, o atual director do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, cargo que exerce há cerca de 20 anos.
Nas últimas eleições, num concelho com 14.934, o PS ganhou com 59,61 por cento, enquanto que o PSD teve 32,36 por cento.