Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Polícia Municipal de Viseu ameaça começar a multar os bares e cafés, uma vez que muitos destes espaços continuam a servir bebidas alcoólicas aos clientes pela noite fora.
O aviso é feito pelo comandante Marco Almeida, que lembra que a força policial já tem vindo a fiscalizar estes estabelecimentos com vista ao cumprimento das normas de segurança impostas pela lei.
Ainda assim, o comandante admite que a grande maioria dos operadores “continua a disponibilizar bebidas alcoólicas a partir das 21h00, o que é proibido pela lei salvo no serviço de refeições”.
“Neste fim de semana, voltámos a sensibilizar alguns estabelecimentos. Porém, se eventualmente estes comportamentos continuarem, podemos avançar com outro tipo de medidas que poderão ser mais repressivas através da aplicação de contraordenações”, diz Marco Almeida em declarações ao Jornal do Centro.
A Polícia Municipal reforçou a fiscalização numa altura em que Viseu está no grupo de concelhos que estão sob risco muito elevado de contágio pelo novo coronavírus. A força de autoridade não fez nenhuma detenção.
Contudo, a Polícia Municipal mostra-se preocupada com o facto de os restaurantes do concelho não conseguirem fechar até às 22h30 e também com os ajuntamentos que se continuam a verificar mesmo depois do fecho dos estabelecimentos.
Marco Almeida diz que os agentes tiveram de dispersar quase todos os dias durante a última semana. “Temos notado algumas concentrações de pessoas e veículos em alguns pontos da cidade, nomeadamente na zona do Monte Salvado. Foi raro o dia em que não tivemos que dispersar entre 25 e 30 veículos”, diz.
No entanto, o centro histórico e a zona de Jugueiros continuam a concentrar o maior número de pessoas no período noturno. Marco Almeida deixa um apelo à população.
“Mesmo os colaboradores dos bares têm alguma dificuldade em implementar medidas junto dos seus clientes. Por isso, apelo à população em geral para que evitem de todo procurar estas zonas com afluência elevada e permanecer porque tem havido alguma dificuldade no controlo”, conclui o comandante da Polícia Municipal.
PSP fiscalizou cumprimento das regras em casamento
Também a PSP de Viseu andou na rua no passado fim de semana. A Polícia também não fez detenções relacionadas com o cumprimento das regras da Covid-19, mas realizou diversas fiscalizações.
O segundo comandante do comando, o intendente Rui Matos, justifica mais uma vez o risco muito elevado de Viseu como forma de fazer cumprir as restrições que passaram a ser impostas ao concelho, “nomeadamente relativamente aos estabelecimentos de restauração”.
“Desenvolvemos ações no sentido de fiscalizar esses estabelecimentos e fizemos também algumas operações Stop de trânsito especialmente na sexta e no sábado, que culminaram com cinco detenções por condução de veículo com taxa de alcoolemia superior a 1 gramas por litro”, diz.
A PSP também passou por um casamento, onde foi verificado o cumprimento das regras de segurança. “Estava tudo conforme o permitido pela lei, ou seja, só 25 por cento da lotação”, sublinha o segundo comandante da força policial.
Rui Matos acrescenta que os viseenses estão na medida do possível a cumprir com as regras impostas.