A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O festival Barrelas Summer Fest, que decorreu no final de agosto em Vila Nova de Paiva, teve um saldo negativo de 170 mil euros, revelou a Câmara Municipal. Segundo a autarquia, o evento teve um custo total de 360 mil euros.
O presidente do município, Paulo Marques, admite que o saldo da iniciativa representa “um valor significativo, naturalmente tido em conta para o futuro, mas também um valor que não desencoraja e não desmoraliza”. “Este valor é a base e o ponto de partida para os próximos festivais”, refere.
O autarca diz ainda que o “ano zero” do Barrelas Summer Fest trouxe “todas as dificuldades inerentes a não existir um histórico, seja com patrocínios, negociações, inexperiências e falta de previsibilidade do evento”, mas também destaca que o evento trouxe “tanta gente” para Vila Nova de Paiva, “movimento e vida” às ruas e dormidas aos alojamentos, hotéis e “até casas particulares”.
“Simplesmente, não conseguimos ter um número concreto do impacto na economia local, mas foram seguramente várias dezenas de milhares de euros, o que não é, de todo, de desprezar”, adiantou Paulo Marques.
Segundo o presidente da Câmara, o Barrelas Summer Fest fez com que o concelho tivesse “uma exposição mediática sem precedentes” e levou à vinda de festivaleiros de todo o país e do estrangeiro. “Pusemos finalmente Vila Nova de Paiva no mapa. E isso não só vale dinheiro, como traz frutos a médio e longo prazo”, refere.
Paulo Marques assume ainda que o festival foi “uma aposta arriscada, com custos” mas que transformou “o custo em investimento no futuro” e o risco “na certeza que vale a pena continuar”.
Para o autarca, o saldo negativo do Barrelas Summer Fest também “não foi, não é, não será impeditivo de qualquer obra ou projeto em execução ou para executar”. “Continuamos a investir em melhores condições para os residentes no concelho, seja a nível da água, saneamento, educação, ação social e outros”, promete.
A Câmara de Vila Nova de Paiva foi recentemente distinguida com o Prémio de Excelência Autárquica na área da Cultura pelo Barrelas Summer Fest.
O festival juntou mais de seis mil pessoas que assistiram aos James, Blasted Mechanism, Blind Zero, Virgem Suta, Morais e os DJ’s Rich & Mendes. Entretanto, o município de Vila Nova de Paiva já garantiu que tem já garantida a realização da segunda edição, que poderá trazer novidades como a data, o local e mais dias de festa.