A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
O bispo de Viseu pediu aos fiéis para rezarem por “todas as vítimas de abuso sexual” na Igreja Católica e “pela prevenção de tão grandes males”. D. António Luciano fez o apelo na homília da missa de solenidade de São Teotónio, no último fim de semana.
“Condenemos o crime hediondo dos abusos sexuais de crianças menores na Igreja e cuidemos das vítimas com amor e justiça. Trabalhemos e rezemos todos pela prevenção de tão grandes males e para que a Igreja Católica seja sempre um lugar seguro para todos”, disse o prelado.
No relatório divulgado na semana passada, a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Viseu: Comissão aponta para 14 casos e 10 vítimas de abusos sexuais no seio da Igreja. Desses casos, quatro aconteceram em Viseu.
Os restantes abusos ocorreram nos concelhos de Tabuaço e Armamar (dois casos) e de Lamego, Resende, Cinfães, Castro Daire e Tondela, onde houve um caso. De acordo com o documento, dez vítimas viviam na região de Viseu. Os bispos de Viseu e Lamego foram ouvidos pela Comissão Independente em março e setembro do ano passado, respetivamente.
Já o julgamento do padre de Viseu suspeito de ter aliciado um menor, que ia arrancar na segunda-feira (20 de fevereiro), Greve nos tribunais adia julgamento do padre acusado de aliciar menor em Viseu por causa da greve dos funcionários judiciais, que termina a 15 de março. Luís Miguel Costa está afastado de todas as funções no seio da Igreja e é acusado pelo Ministério Público de um crime de coação sexual agravado, na forma tentada, e outro de aliciamento de menores para fins sexuais.
Na sua homília, o bispo de Viseu apelou à oração pelas vítimas dos abusos e também pelas crianças, adolescentes, jovens, famílias, doentes, pobres, vulneráveis e vítimas de violência doméstica.
Também na eucaristia dedicada a São Teotónio, padroeiro da Diocese de Viseu, D. António Luciano homenageou o seu antecessor, D. Ilídio Leandro, que morreu há três anos. O atual bispo de Viseu agradeceu a Deus “o dom da vida e ministério episcopal” do antigo prelado emérito, que faleceu a 21 de fevereiro de 2020, aos 69 anos. O retrato de D. Ilídio foi colocado na Galeria dos Bispos, na Casa Episcopal.
Numa altura em que também decorre a contagem decrescente para a Jornada Mundial da Juventude, D. António Luciano também pediu a imploração de São Teotónio pelos jovens da Diocese que irão participar no evento que decorrerá de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, e que contará com a presença do Papa Francisco.
“Aproveitemos esta oportunidade que Deus está a oferecer à Igreja em Portugal, para empreender um caminho de renovação pela estrada da santidade”, acrescentou o bispo.