Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Helena Barbosa
Os escuteiros da região de Viseu estiveram reunidos na última semana em Oliveira de Frades, onde decorreu o Acampamento Regional. O bispo de Viseu, D. António Luciano, presidiu ontem (domingo, 4 de agosto) à missa de encerramento da 15.ª edição do Mil crianças e jovens no acampamento regional dos escuteiros de Viseu.
Cerca de 1.000 escuteiros ouviram o prelado, que incentivou-os a “estarem alerta e a serem generosos, com a prática de boas ações”. “Estou aqui convosco para vos estimular a fazer o vosso caminho, sempre com o incentivo do bem, que é característica do escutismo”, referiu.
O bispo recordou também as palavras do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, celebrada há um ano em Lisboa, “que nos encorajou a sermos bons e a prosseguirmos o caminho cristão com o horizonte da esperança e da fé”. “Por isso, aquela expressão que repetiu e se multiplicou: todos, todos, todos”, acrescentou.
D. António Luciano disse que, apesar de nunca ter sido escuteiro, sempre trabalhou com eles, colaborou nas suas atividades ao longo da sua vida e sentiu “o ideal do escuta: ser generoso e fazer uma boa ação”, um lema defendido por Baden-Powell, fundador do movimento escutista.
O bispo destacou ainda a missão do escutismo na Diocese de Viseu. “Espero que este acampamento tenha ajudado a transmitir a fé aos mais novos, aos jovens e aos adultos”, reforçou, apelando a que continuem este caminho de esperança e de liderança, mas ao mesmo tempo de proximidade e diálogo, junto de todos e de todas no caminho que realizam todas as semanas.
De acordo com o chefe regional dos escuteiros, Francisco Neves, o balanço “é muito positivo, tanto pelas atividades desenvolvidas, como pelo convívio entre todos os presentes”, tendo envolvido não só os escuteiros, como também pais e familiares, destacando a sua “mais-valia pedagógica”, constituindo-se “como um marco importante na vida do escutismo na região”.
O acampamento dos escuteiros de Viseu teve como tema “Viriato e os Guerreiros Lusitanos”, inspirado pelos seus costumes e com o foco na figura de Viriato. Entre as atividades realizadas, os participantes percorreram percursos pedestres e fizeram uma caminhada e pernoita na zona da Serra do Caramulo, ateliês, jogo cultural, arraial e atividades aquáticas na Barragem de Ribeiradio e na praia fluvial da Quinta do Barco, em Sever do Vouga.