A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
por
Jorge Marques
por
Helena Barbosa
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
A comissão distrital da Guarda do Bloco de Esquerda reclama a reabertura da Linha da Beira Alta e lamenta os constantes atrasos da ferrovia. Segundo o partido, “há mais de três anos que ouvimos desculpas para os atrasos no cumprimento do calendário sem qualquer responsabilização pelas entidades competentes”.
“Continuamos, em 2024, à espera da reabertura da Linha da Beira Alta. Ferrovia 2020, foi o nome dado a um programa de modernização da rede ferroviária nacional, apresentado em 2016 e que deveria estar terminado em setembro de 2021”, frisam num comunicado enviado às redações.
O BE destaca o troço naquele distrito, entre Guarda e Vilar Formoso, que “deveria ser concluído no primeiro trimestre de 2019 e foi adiado para o último trimestre de 2023”, começa por dizer.
O partido lamenta ainda que o serviço de substituição, via autocarro, tenha atrasos que chegam a mais de uma hora, em relação aos praticados pela ferrovia, e que “atravessam estradas degradadas e os profissionais enfrentam horários impossíveis”.
O BE alerta ainda que o atraso na Linha da Beira Alta “condiciona o Projeto do Porto Seco na Guarda, os acesso às plataforma logísticas do distrito e as empresas locais para as quais a ferrovia significa um transporte eficiente”. Esta demora na reabertura da linha causa também condiciona “a mobilidade em toda a região e a transição climática”.
Recentemente, a Infraestruturas de Portugal afirmou que a Linha da Beira Alta deverá reabrir até final do primeiro semestre de 2024 até ao final do primeiro semestre deste ano.