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Jorge Marques
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Arrancou hoje a 33.ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) com praticamente toda a região de Viseu a participar no principal certame turístico do país.
A vai organizar várias atividades no seu stand, que junta os concelhos que a integram. Entre as ações previstas estão provas de vinho do Dão, refeições servidas na Praça da Alimentação, sorteios e brindes. No segundo piso do stand vai estar um baloiço que dará a oportunidade de o visitante poder tirar fotografias com uma paisagem panorâmica de fundo.
Esta quarta-feira (1 de março) Viseu vai apresentar a partir do meio-dia a sua agenda de eventos para 2023, incluindo a Feira de São Mateus, e também . O chef Diogo Rocha, do restaurante Mesa de Lemos, irá proporcionar uma experiência gastronómica para os visitantes do stand.
Já a autarquia de Tondela vai realizar na quinta-feira (dia 2), entre as 12h30 e as 13h30, a “Merenda Ao Tom Dela”, uma iniciativa organizada em parceria com a Confraria do Cabrito e da Serra do Caramulo e a Confraria dos Carolos e das Papas de Milho e onde Tondela Tondela organiza ‘piquenique’ de sabores na BTL.
Também a vai apresentar os principais eventos do município na Bolsa de Turismo de Lisboa, incluindo o Insitu – Festival de Imagem de Natureza de Vouzela, o Festival Gastronómico da Vitela de Lafões e Produtos Regionais e as Festas do Castelo. Outros municípios também aproveitarão o certame para se promoverem ao longo dos cinco dias do evento.
A região Centro Região Centro é destino nacional convidado na Bolsa de Turismo de Lisboa. O Turismo do Centro promete a “maior presença de sempre” na BTL, com dois espaços de cerca de 1.000 metros quadrados, para mostrar aos visitantes e profissionais do setor as mais-valias da região.
A entidade regional de turismo, que congrega 100 municípios, terá um stand principal com 918 metros quadrados, prometendo “surpreender pela operacionalidade, arrojo e atratividade do espaço, que procura sair dos lugares-comuns, e tornar a visita ao stand ela própria uma experiência”, referiu.
Também o norte do distrito de Viseu vai estar presente na BTL, Norte do distrito de Viseu também vai estar presente na BTL. Para os municípios da CIM Douro – que incluem Lamego, Armamar, Penedono, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Moimenta da Beira e Tarouca –, esta será “uma oportunidade para se afirmarem como forte destino turístico com grandes potencialidades”. Na BTL, a região vai promover a iniciativa da Cidade Europeia do Vinho, que decorre ao longo deste ano, e outras ações como o Passaporte Douro.
Também estão previstas outras atrações promovidas pelos municípios. É o caso de Tabuaço e Moimenta da Beira, que irá divulgar os seus eventos-âncora no âmbito da Cidade Europeia do Vinho e dar a conhecer as suas melhores iguarias gastronómicas. No caso de Moimenta, as apresentações decorrem no próximo sábado (dia 4).
Já para o Tâmega e Sousa, que abrange os concelhos de Cinfães e Resende, esta é a sétima participação na feira. A região irá promover a sua nova marca territorial – Douro, Tâmega e Sousa –, que foi apresentada ao público em junho do ano passado.
A programação dos cinco dias de feira, desenhada em articulação com os 11 municípios que a constituem a CIM do Tâmega e Sousa, estará centrada “no turismo de natureza e no turismo cultural e paisagístico, associando-lhes o calendário de eventos e festividades regionais”, acrescenta a entidade intermunicipal.
BTL quer recuperar visitantes recorde de há quatro anos
A organização da BTL mostra-se otimista e acredita que a maior feira do setor em Portugal possa recuperar o número de visitantes de 2019, ano de recordes para o setor. A gestora do evento, Dália Palma, espera que esta feira seja “uma das melhores de sempre” na Feira Internacional de Lisboa.
“Em termos de público (profissionais e público em geral) a expectativa é voltar aos números de 2019. Recuperar da quebra que tivemos em 2022 – quando ainda estávamos naquela fase pós-pandemia”, disse a organizadora. Em 2019, o número de visitantes esperado era de, pelo menos, 70 mil pessoas e no ano passado a BTL recebeu 45.569 visitantes.
Dália Palma disse estar otimista baseando-se no facto de terem a área coberta da feira toda ocupada e dado a retoma do turismo se vir a verificar acima das expetativas.
“Há uma grande representatividade da oferta em termos de destinos internacionais. Não temos no histórico ter atingido esta representatividade de destinos presentes na BTL. São 75 destinos internacionais quer diretamente, quer pelos turismos ou através de ’tour’ operadores, que promovem os destinos”, acrescentou a responsável.
O segmento LGBTI+ é uma das novidades que marca a feira. “A BTL quer colocar Portugal no mapa, e tornar o país um destino obrigatório para este segmento turístico, promovendo, também, a inclusão, a diversidade e a quebra de barreiras a nível de marketing e investimento”, refere a organização.
De regresso está também o BTL Lab, espaço que pretende ser um ‘hub’ de conhecimento e partilha de ideias. A Tunísia é o destino internacional convidado da BTL este ano.