cantinho_dos_animais-7
viseu senhora da beira
Afonso Rodrigues CD Tondela
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25

No quinto episódio do podcast Entre Portas, uma produção da Remax Dinâmica…

26.06.25
domingos nascimento tarouca autárquicas
miguel sousa independemte santa comba dão
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Diário » Bullying é um ‘’problema de direitos humanos’’

Bullying é um ‘’problema de direitos humanos’’

pub
 Bullying é um ‘’problema de direitos humanos’’ - Jornal do Centro
20.10.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Bullying é um ‘’problema de direitos humanos’’ - Jornal do Centro
20.10.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Bullying é um ‘’problema de direitos humanos’’ - Jornal do Centro

Um fenómeno que entra nas escolas todos os dias, mas que não está circunscrito aos estabelecimentos de ensino e que exige respostas e atuação da parte de todos. Esta sexta-feira, 20 de outubro, é dia mundial de combate ao bullying, “um problema de direitos humanos”, como referiu a Adriana Alves, psicóloga, no debate que o Jornal do Centro promoveu sobre o assunto.

“É uma forma de violência que é exercida por um jovem, adulto ou grupo. Existem comportamentos agressivos, repetidos e intencionais. É um fenómeno transversal, independentemente da classe, género ou cultura. Desencadeia uma série de consequências a vários níveis: adesão escolar, desmotivação, ansiedade, depressão, comportamentos autolesivos”, descreve a profissional.

A Adriana Alves juntou-se o agente principal da PSP, Manuel Gonçalo, o diretor do Agrupamento de Escolas Viseu-Norte, Marco Rodrigues e João Sousa, pai de um aluno vítima de bullying.

O encarregado de educação contou, na primeira pessoa, o que o filho viveu quando estava no quinto ano de escolaridade. “Sempre lhe perguntei como correu a escola, o que fez. Ele respondia-me sempre, até que começou a chegar a casa triste. Perguntei-lhe o que se passava, disse-me que não foi nada. Insisti e ele disse-me que lhe tinham batido. Perguntei-lhe o porquê e ele disse-me que não sabia e que tinham gozado com ele e que lhe disseram que era deficiente. Eu fui à escola, isto começou no quinto ano, num colégio aqui em Viseu. Fui falar com a diretora de turma e contei-lhe o que se passava. Então ela disse-me que ia falar com o aluno em questão. Passou uma semana e nunca mais se meteram com o meu filho”, começou por descrever.

(Para ler na íntegra na edição do Jornal do Centro)

Pode ver a entrevista através deste .

pub
 Bullying é um ‘’problema de direitos humanos’’ - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Bullying é um ‘’problema de direitos humanos’’ - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar