A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O concelho de Tondela acolhe, a partir desta quinta-feira (9 de junho), mais uma edição da Semana Gastronómica do Cabrito do Caramulo.
A 16.ª edição vai contar com a participação de 16 restaurantes. O evento vai decorrer durante dois fins de semana, decorrendo primeiro até domingo (dia 12) e depois entre os dias 16 e 19.
O vice-presidente da Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo, António Dias, explica ao Jornal do Centro que o evento irá aproveitar os próximos dois fins de semana “porque têm mais dias para as pessoas usufruírem e implicam dois feriados, o 10 de Junho e o dia do Corpo de Deus”.
“Os restaurantes estão espalhados por diversos pontos do nosso concelho e da Serra do Caramulo. Temos restaurantes não só da serra, mas também do vale, nomeadamente na cidade de Tondela, onde as pessoas podem procurar o melhor que mais lhes convêm e possam potenciar novas experiências no sentido de procurar outras alternativas”, explica.
António Dias diz que o cabrito “é a referência deste evento desde a sua génese”, sendo que o prato mais tradicional é o cabrito assado em forno de lenha. “Tentamos que a produção seja fiel em todos os restaurantes. Também haverá outra alternativa, mas o prato-rei será este (cabrito assado)”, afirma.
Os restaurantes aderentes são a Casa Lugar do Miradouyro, o Convívio, o Ribeiro, o 3 Pipos, a Varanda do Criz, o Às Origem’s, o Marte, o Montanha, a Varanda da Serra, o Ar Puro, a ACERT Sabores e Cultura, a Casa Arede Restaurante, o Refúgio 3 Sabores, O País, o Penedo Serrano e A Escola.
A iniciativa, organizada pela Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo com o apoio da Câmara de Tondela, visa a promoção da gastronomia da região, preservando um dos pratos típicos, o cabrito assado no forno, em assadeira de louça preta de Molelos.
Juntamente com a refeição, os restaurantes trazem vinhos tintos da região do Dão.