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Cada português gasta por ano 350 euros em alimentos que não come, desperdiçando 184 quilos de comida. A propósito do Dia Internacional da Consciencialização sobre a Perda e o Desperdício Alimentar, que se assinala neste domingo (29 de setembro), a empresa “Too Good to Go” promoveu uma semana de sensibilização e mobilização da sociedade para o problema do desperdício.
Cada português desperdiça 2,38 quilos de alimentos por semana, alerta a plataforma de impacto social que combate o desperdício alimentar.
Os dados estatísticos indicam que os 184 quilos de alimentos desperdiçados por ano ‘per capita’ fazem de Portugal o quarto país da União Europeia que mais desperdiça.
“Estes resíduos alimentares geram mais de seis quilos de dióxido de carbono (CO2) e o desperdício desnecessário de 1.928 litros de água por cada português, numa semana”, alerta a entidade num comunicado.
Baseando a análise nos dados do Eurostat, a “Too Good To Go” destaca que cada pessoa desperdiça por mês mais de 10 quilos de comida.
E a empresa faz mais contas: se cada português desperdiça em casa 336 euros em comida por ano e se cada um gasta em média 3.091 euros por ano em alimentação e bebidas, então 3,4 por cento deste orçamento “é gasto em alimentos que estão a ser desperdiçados” todos os anos.
“Num contexto em que a preocupação com o nosso planeta e o ambiente se está a tornar uma prioridade, e o custo de vida é cada vez mais significativo, reduzir o desperdício é uma urgência”, salienta a plataforma no comunicado.
Este domingo, a organização faz uma “chamada de atenção sobre a magnitude do desperdício alimentar e o trabalho que está a ser feito para o erradicar”.
“Meio quilo de comida desperdiçada por uma pessoa durante uma semana pode parecer pouco, mas se multiplicarmos pelos 10 milhões de habitantes, em Portugal são mais de cinco milhões de quilos desperdiçados por semana”, alerta.
O objetivo da Semana sem Desperdício Alimentar é “inspirar as pessoas a agirem”, disse Maria Tolentino, diretora da Too Good to Go para Portugal, citada no documento.
Na semana contra o desperdício, uma iniciativa que envolve nove dos 19 países onde opera a “Too Good to Go”, as pessoas são convidadas a seguir um conselho diário a ser posto em prática em casa.
A empresa também sensibiliza e fornece informação e conteúdos às marcas e estabelecimentos com os quais trabalha.
Num manifesto público, a empresa também pede que o combate ao desperdício alimentar seja uma prioridade na agenda política.
O manifesto defende três medidas: a definição de objetivos “concretos e ambiciosos de redução de resíduos” a nível nacional, a contabilização dos resíduos ao longo de toda a cadeia de valor, e o estabelecimento de uma hierarquia obrigatória para “alcançar reduções e resultados tangíveis e eficazes”.
No documento, a “Too Good to Go” diz estar ciente de que as empresas podem ser um grande agente de impacto, mas frisa que a legislação, “e tudo relacionado com aspetos regulamentares”, pode “acelerar significativamente as soluções”.
A empresa, criada na Dinamarca em 2016 quando um grupo de amigos viu ser deitada fora toda a comida que não tinha sido consumida num restaurante, faz, através de uma aplicação, a ligação entre consumidores e restaurantes, supermercados, mercearias e hotéis, permitindo aos utilizadores comprar a preços mais baixos produtos que não iam ser usados.
O Dia Internacional da Consciencialização sobre a Perda e o Desperdício Alimentar foi proclamado pela Resolução 74/209 da Assembleia Geral da ONU em 19 de dezembro de 2019.