A surpresa marcou a manhã no passado sábado nas lojas Auchan, e…
Hoje celebra-se o Dia Mundial da Visão, uma iniciativa anual levada a…
Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Câmara de Mangualde vai atribuir 17.500 euros em bolsas de estudo aos estudantes do concelho que estudam no ensino superior. As candidaturas foram abertas esta terça-feira (1 de outubro) e podem ser entregues até 15 de novembro.
A autarquia lembra que as bolsas “destinam-se a quem frequente um curso que confira o grau de licenciatura, com ou sem mestrado integrado, numa instituição de ensino superior público”.
“A bolsa é atribuída com o propósito de ajudar a pagar as despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar e propinas a alunos com carências económicas, sendo atribuída em função dos rendimentos anuais do agregado familiar”, enumera a Câmara numa nota.
A vereadora da Ação Social, Maria José Coelho, salienta que o objetivo é “incentivar e contribuir para formar quadros técnicos superiores”. “Não podemos esquecer que as dificuldades económicas são um dos principais entraves à continuidade dos estudos. Entendemos, por isso, que devemos apoiar quem quer ir mais longe na formação”, justifica.
Os apoios podem ser acumulados com outros concedidos por outras instituições, desde que o valor não ultrapasse o Indexante de Apoios Sociais (que ronda os 509,26 euros).
Os estudantes devem entregar o formulário de candidatura e a documentação obrigatória no Gabinete de Ação Social da Câmara de Mangualde ou enviar para o endereço de e-mail geral@cmmangualde.pt.
No passado ano letivo, a autarquia deu 53 bolsas de estudo aos alunos do ensino superior. Nos últimos sete anos, concedeu um total de 297 bolsas no valor de 105 mil euros.