A perda da visão ao perto faz parte do processo normal de…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
por
José Carreira
por
Leonel Ferreira
por
Pedro Baila Antunes
A Câmara de Nelas aceitou as novas competências de ação social, que deverão ser transferidas no próximo mês de abril. O presidente do município, Joaquim Amaral (PSD), realçou que a ação social é uma das prioridades do executivo que lidera, considerando-a “um pilar essencial para a estabilidade social, e que vai ser reforçado com a transferência de competências nesta área”.
As competências de ação social também foram Apenas oito municípios aceitam novas competências na Ação Social pelas autarquias de Carregal do Sal, Cinfães, Mangualde, Moimenta da Beira, Mortágua, Penalva do Castelo, Penedono e Vila Nova de Paiva. O Governo visou, com a transferência de competências, dar aos municípios a possibilidade de gerir, em maior proximidade, as questões relacionadas com esta área.
Entretanto, as instituições sociais do concelho de Nelas reuniram-se com a Segurança Social de Viseu numa reunião promovida recentemente pela autarquia local. O objetivo, acrescentou a edilidade, passou por unir esforços e encontrar soluções “com a implementação de um trabalho futuro em rede”.
A reunião de trabalho teve lugar no salão nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença da diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Viseu, Márcia Martins, e representantes das IPSS do concelho, que apresentaram e debateram os principais constrangimentos e dificuldades com que se deparam diariamente.
A ação inédita “permitiu a abertura e exposição das situações de cada uma das instituições, bem como um melhor conhecimento da realidade concelhia no âmbito da ação social e dos programas financiados”, referiu em comunicado o município de Nelas. O presidente Joaquim Amaral frisou que o trabalho em rede é possível “com a colaboração e empenho de todos os intervenientes”.
Márcia Martins, diretora da Segurança Social de Viseu, destacou a articulação entre profissionais com o objetivo de melhorar “a qualidade de vida” dos utentes das instituições de cariz social e garantiu o apoio da tutela às instituições de Nelas.
Em futuras reuniões, serão discutidos o lançamento de linhas de crédito para o terceiro setor e as candidaturas no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, do Plano de Recuperação e Resiliência e do Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais.