Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Câmara Municipal de Tondela quer criar duas unidades de estacionamento e aterragem de helicópteros para socorro e espera apresentar o projeto até ao final do ano. O anúncio foi feito este sábado (16 de setembro), durante a Cerimónia do centenário dos Bombeiros Voluntários de Tondela marcada pela emoção.
A presidente da autarquia falou ainda sobre a intenção em criar uma unidade de formação que sirva os dois corpos de bombeiros do concelho – Tondela e Vale de Besteiros.
Carla Antunes Borges disse que já está a ser feito algum trabalho com vista à criação de dois locais para estacionamento e aterragem de helicópteros, para garantir um melhor socorro das populações.
“Se dúvidas houvessem da importância de termos uma área dedicada para este efeito, infelizmente esta semana estariam dissipadas. é prova disso”, frisou.
A autarca disse ainda que espera poder apresentar o projeto ainda este ano, o do centenário dos bombeiros de Tondela.
“Não estamos a falar de unidades locais de estacionamento de aeronaves, mas sim de unidades simples onde os helicópteros possam estacionar e não possam ser preenchidos por mais nada. Esperamos ainda este ano da comemoração do centenária poder apresentar publicamente este projeto com uma definição do local”, concluiu.
Depois de um agradecimento a todos aqueles que estiveram e estão ligadas à corporação e que ajudaram a que os bombeiros tenham um “percurso magnifico, nobre e digno”, a autarca anunciou as novas apostas na área da proteção civil.
“Achamos que a formação do corpo ativo é fundamental, temos partilhado algumas impressões com ambas as associações [Bombeiros Voluntários de Tondela e Vale de Besteiros] e entendemos que seria muito importante termos condições para criar no nosso concelho uma unidade de formação para os corpos ativos das associações”, começou por dizer.
Dirigindo-se ao ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, que marcou presença no evento, Carla Borges quis dar conta do “empenho da Câmara de Tondela” e pediu “ajuda para concretizar este desafio”.
“Gostaríamos muito de ter aqui em Tondela um local onde os nossos bombeiros pudessem praticar, onde se pudessem preparar, onde pudessem fazer formação e, com isso, dar melhor assistência às nossas populações, de todo o país e, quiçá, do mundo”, disse.
Além destes anúncios, no discurso proferido na cerimónia, a presidente do município de Tondela lembrou o apoio financeiro da autarquia para as comemorações do centenário, em 40 mil euros, e da oferta de uma ambulância, no valor de 76 mil euros.
Autoridade Nacional de Proteção Civil disponível para ajudar Tondela
Em resposta ao pedido da autarca de Tondela, o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Brigadeiro General Duarte Costa, disse estar do lado da autarquia.
“Estou do vosso lado, não apenas em palavras, mas disponibilizando todos os serviços da Autoridade e em conjugação com os corpos de bombeiros do concelho e, sobretudo, com a câmara trabalharmos naquilo que possa ser uma unidade local de formação para os bombeiros”, afirmou.
Já quanto aos espaços para meios aéreos, Duarte Costa salientou a sua importância sua no socorro às populações.
“A capacidade de termos espaços para aterrar helicópteros dão-nos liberdade de ação para podermos pré-posicionar esses meios e dar mais segurança às populações. E, também nesse aspeto, estamos do mesmo lado”, disse.