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A Câmara de Viseu garante estar atenta aos atrasos e aos serviços que não são cumpridos no MUV. A autarquia tem aplicado multas à empresa Berrelhas, a concessionária do serviço de transportes públicos.
Nos últimos dias, têm chegado ao Jornal do Centro relatos de revolta e indignação que se prendem sobretudo com atrasos em particular nas linhas urbanas C1 e C2.
O vice-presidente do município, João Paulo Gouveia, revelou em declarações ao Jornal do Centro que já foram aplicadas “algumas multas, embora isto não resolva o problema às pessoas” e que a autarquia está a pressionar o operador para que reponha e cumpra os horários dos autocarros.
“Aplicámos as multas ao operador justamente pela falta de cumprimento apenas em alguns horários. Portanto, estamos efetivamente preocupados em resolver esse assunto. Agora, é evidente que estamos a pressionar o operador para que possa repor imediatamente o horário e ser cumpridor dos horários, sobretudo os urbanos, onde temos tido outra queixa pelo facto de os autocarros virem com atraso”, disse o vereador responsável pelo pelouro da mobilidade.
As reclamações dos utilizadores têm aumentado nos últimos dias. Há quem refira que o autocarro chega com atrasos que chegam a meia-hora e há até quem relate situações em que o transporte público nem chega a passar.
João Paulo Gouveia assegura que a autarquia está a fazer tudo para que os horários que vigoravam antes da pandemia voltem a ser praticados.
“Tivemos um serviço reduzido durante um determinado período porque a pandemia assim o determinou. Neste momento, estamos gradualmente a repor os horários e, por isso, já notificámos várias vezes o operador”, refere.
O vice-presidente da Câmara acrescenta que, como se trata de uma concessão entregue por concurso público internacional, a autarquia notificou a Berrelhas “tanto pelo facto de haver algumas linhas com alguns atrasos como para repor todos os horários que constam nos postaletes”.