Aqui está ela! Nala, a verdadeira guerreira da sua história! Esta cadela…
A surpresa marcou a manhã no passado sábado nas lojas Auchan, e…
Hoje celebra-se o Dia Mundial da Visão, uma iniciativa anual levada a…
por
Pedro Baila Antunes
por
José Junqueiro
por
Alfredo Simões
A Capela da Casa dos Arcos, em Santa Comba Dão, está a ser alvo de uma intervenção de conservação e restauro por parte de um grupo de técnicos especializados. Segundo a Câmara Municipal, que promove os trabalhos, em causa está a conservação e o restauro dos bens históricos e artísticos da capela datada do século XVII.
Em comunicado, o município esclarece que a intervenção “visa a salvaguarda do conteúdo histórico e iconográfico da talha dourada e policromada, dos elementos arquitetónicos e decorativos, assim como da sua função litúrgica”.
A autarquia explica que os trabalhos vão decorrer no altar, nos nichos e na pintura mural do teto da capela, além de uma série de intervenções de limpeza, consolidação, fixação, preenchimento e nivelamentos e desinfestação das estruturas com vista à estabilidade dos materiais.
A Câmara destaca a intervenção no restauro da pintura mural do teto da capela, que é das “mais complexas” deste projeto e que “apresenta vários elementos pictóricos degradados e sem qualquer leitura”.
O projeto, apoiado por fundos comunitários, decorre no âmbito do projeto de requalificação da Casa dos Arcos, que inclui ainda trabalhos de refuncionalização do piso térreo da própria Casa que irá receber em breve o Núcleo Museológico de Artes e Ofícios de Santa Comba Dão. O edifício acolhe também a Biblioteca Municipal.