Prontos para a temporada de “Bem-Vindo a”? Um programa que destaca os…
Dá um toque pessoal ao teu look com joias minimalistas e relógios…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O Carnaval de Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, tem nova casa. O armazém e sede da associação que o organiza foi inaugurado no fim de semana pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.
A antiga escola primária da localidade Antiga escola primária de Cabanas de Viriato vai ser reabilitada nesta obra que contou com um investimento de 33 mil euros. Além das intervenções no espaço, também foi colocado pavimento betuminoso no espaço envolvente onde as crianças do infantário Angelina de Sousa Mendes esperam pelo transporte escolar.
O presidente da Associação do Carnaval de Cabanas de Viriato, Filipe Rodrigues, disse sentir-se satisfeito pela revitalização do espaço, uma obra que, disse, foi possível “pela união de diversas entidades e pessoas”.
O dirigente aproveitou ainda a ocasião para apelar a Carlos Miguel que dê mais apoios para novos projetos como um museu dedicado ao Carnaval de Cabanas de Viriato, salientando que esta é uma tradição “que tem levado muito longe o nome da localidade e do concelho” e lembrando a representação da Dança dos Cus em alguns dos carnavais mais conhecidos do país como os de Torres Vedras e Ovar.
O presidente da Câmara de Carregal do Sal, Paulo Catalino, realçou a importância da inauguração como de “extrema importância” para Cabanas de Viriato. O autarca socialista também deixou “recados” ao secretário de Estado da Administração Local, lembrando que existem mais investimentos “ainda em carteira, candidatados para dotar outras coletividades concelhias com condições mais dignas”.
Último a usar a palavra, Carlos Miguel enalteceu o trabalho associativo e afirmou que “manter a tradição e a genuinidade é essencial”. O secretário de Estado destacou o apoio que o Governo deu à obra, através do programa Equipamentos, e garantiu que a Associação do Carnaval de Cabanas de Viriato pode contar com o Governo para ajudar no projeto do museu.
A comitiva rumou depois até à Casa do Passal, para se inteirar do andamento das obras de requalificação e musealização da antiga casa de Aristides de Sousa Mendes. A associação Pais-Em-Rede, em Travanca de São Tomé, e o quartel dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal também foram visitados por Carlos Miguel.
O Carnaval de Cabanas de Viriato vai começar já este sábado (11 de fevereiro). As festividades vão culminar entre os dias 18 e 21.