Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Mais de 150 receitas populares fazem parte da Carta Gastronómica de Viseu, um livro que resulta de um levantamento por todo o território de Viseu e que faz uma viagem até a um passado saudoso.
A obra resulta de um levantamento profundo e extenso por todo o território de Viseu, numa recolha de receituário, história e enquadramento cultural.
Com a orientação do historiador Alberto Correia, fotografias de José Alfredo e design de Nuno Rodrigues, o livro conta ainda com o contributo de vários escritores que fazem uma abordagem temporal dos costumes.
Na apresentação, Alberto Correia falou de um trabalho exaustivo e “minucioso” que tem como resultado um documento que resgata memórias e preserva a cultura.
Também o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, falou de uma edição que faz uma viagem a um “passado saudoso”. O autarca aproveitou para confessar qual o seu doce preferido – creme de água – e a história que o acompanha e que pode encontrar no livro.
A Carta Gastronómica resulta de um trabalho de entrevistas, pesquisa e recolha de informação realizado ao longo de cerca de dois anos, uma recolha de receituário, história e enquadramento cultural. Uma obra que é, assim, um convite a mergulhar nos saberes e sabores da região, a sentar à mesa, a ouvir e contar histórias.