Atualmente o custo de uma habitação é muito elevada, assim como uma…
Tilhon é nome maior na música de Viseu. No rap leva viseenses,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Pedro Escada
por
Fábio Santos
A Proteção Civil municipal de Castro Daire exterminou 458 ninhos de vespa asiática este ano no concelho.
O balanço foi reportado esta quinta-feira pelo município, que frisa que, desde 2017, foram retirados um total de 1.921 ninhos.
Segundo refere a autarquia em comunicado, as vespas estão dispersas por todo o concelho, depois de, inicialmente, ter-se verificado uma maior incidência nas freguesias de Cabril, Parada de Ester e Ester e Reriz e Gafanhão.
Depois de detetados pela população, os ninhos têm sido localizados e eliminados “com a maior brevidade possível” pelos serviços municipais de Proteção Civil, acrescenta a Câmara.
Os ninhos de vespa asiática têm sido encontrados com maior frequência “em árvores e em edificações”, mas também podem ser descobertos noutros locais.
Consciente do “problema económico e ambiental que esta espécie invasora provoca”, a Câmara de Castro Daire reforça o apelo para que, caso a população detete ou suspeite da existência de ninhos de vespa velutina, comunique à Proteção Civil recorrendo ao e-mail vespavelutina@cm-castrodaire.pt ou ao número 232 382 214.
Em julho, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões Municípios reforçados com ‘arsenal’ para combater a vespa asiática, que contam com vários materiais, incluindo equipamentos de proteção individual, hipsómetros, binóculos e kits de destruição de ninhos adquiridos num investimento de 330 mil euros.
A CIM também instalou na região uma rede de armadilhas numa extensão de três quilómetros para detetar precocemente a praga.