premios grandes escolhas
Aurora Brava
serra ladario
LOGO PODCAST_ENTRE PORTAS
WhatsApp Image 2025-01-16 at 181235
som das memorias logo

Sem esquecer o passado e procurando atrair novos públicos, é assim que…

15.03.25

Neste terceiro dia de BTL, a CIM Viseu Dão Lafões brilhou com…

15.03.25

A Turismo Centro de Portugal esteve, uma vez mais, no centro das…

15.03.25

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Três instabilizadores

por
Diogo Chiquelho

 Sucumbência da dignidade
Home » Notícias » Cultura » CEM Palcos apresenta Cruzeta pela primeira vez em 2025

CEM Palcos apresenta Cruzeta pela primeira vez em 2025

Companhia de teatro aposta também nos podcasts, com dois programas disponíveis para o público

Diogo Paredes
 CEM Palcos apresenta Cruzeta pela primeira vez em 2025
06.02.25
fotografia: CEM Palcos
partilhar
 CEM Palcos apresenta Cruzeta pela primeira vez em 2025
06.02.25
Fotografia: CEM Palcos
pub
 CEM Palcos apresenta Cruzeta pela primeira vez em 2025

O espetáculo “Cruzeta”, da companhia CEM Palcos, é apresentado este domingo no Teatro Municipal de Ourém. Esta é a primeira apresentação de Cruzeta em 2025, com os atores a subir a palco às 17h00.

Encenado por Graeme Pulleyn e com texto de Abel Neves, a peça “narra a viagem de uma jovem estrangeira que chega a uma pequena aldeia portuguesa com o objetivo de cumprir uma promessa familiar”, afirma a companhia de teatro. A peça conta com as atrizes Ana Vargas e Filipa Fróis, além de um elenco de que faz parte a comunidade sénior de Ourém, orientada pela atriz Rita Camões.

Aquando da criação da peça, o coro de Cruzeta foi interpretado por mulheres do Grupo Etnográfico de Várzea de Calde. Desde então, sempre que o espetáculo viaja até outra cidade, é desenvolvida uma residência de 2 a 5 dias com a comunidade sénior desse local. É então selecionado um grupo de mulheres entre os 65 e os 85 anos para interpretar o coro da peça, num espetáculo “com uma forte componente intergeracional, que se revela em todo o percurso da criação, expondo a interdependência como uma característica fundamental da existência humana”, considera a CEM Palcos.

Depois dos palcos vem o áudio

O novo podcast da CEM Palcos, intitulado “CEM Rodeios”, já está disponível nas plataformas de áudio. O mote deste podcast é simples: conversas curtas onde se fala, sem rodeios, sobre um pouco de tudo.

Filipa Fróis e Laura Tavares são as locutoras do CEM Rodeios, e recebem no primeiro episódio Clara Pulleyn, Rodrigo Sá e Gabriela Ferreira. Os três jovens atores fazem parte da companhia de teatro jovem da CEM Palcos, intitulada “Primeiro Andar”. O primeiro episódio do podcast, que será mensal com os episódios a sair na última quarta-feira de cada mês, coloca os três convidados a abordar a sua experiência dentro do teatro.

Além do CEM Rodeios, a companhia de teatro tem também o podcast “Ao Décimo Dia”. Este programa coloca, em cada episódio, o holofote sobre dois artistas que, dentro do laboratório de dramaturgia e criação “NOVe”, tiveram nove dias de residência de criação artística. O episódio mais recente teve a presença do dramaturgo Eduardo Corono, assim como da criadora e intérprete Leonor Souza. A entrevistá-los estiveram as (também) produtoras da CEM Palcos.

pub
 CEM Palcos apresenta Cruzeta pela primeira vez em 2025

Outras notícias

pub
 CEM Palcos apresenta Cruzeta pela primeira vez em 2025

Notícias relacionadas

Procurar