Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O centro da cidade de Mangualde volta a ser palco do festival “Em Quarto Crescente”, sob o mote “Noites de encontro com as artes em mente”. Entre os dias 17 e 20 de julho, o Largo Dr. Couto recebe vários artistas de diversas áreas.
A partir das 21h30, o largo conta com concertos, livros, leituras, cinema e teatro. De entre os nomes que compõem o cartaz deste ano estão o ator André Gago, o cantor de intervenção Manuel Freire o músico Curt Davis, o saxofonista Cabrita, assim como Gustavo Reinas e Antídoto.
“Este é um dos eventos mais distintos de Mangualde, que junta as diversas formas de arte”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida. “Este evento já consolidado tem demonstrado grande qualidade ao longo dos anos, graças aos nomes de referência que por aqui têm passado, tornando-o num palco apetecível e desejado pelos artistas”, detalhou ainda o autarca.
O festival começa, no dia 17 de julho, com um recital de poesia e harpa protagonizado pelo ator André Gago e Emanuela Nicoli – esta encarregue da harpa. O recital, intitulado “Os poetas da Revolução”, é depois seguido com um concerto do projeto de jazz “Antídoto”.
No dia 18, é a vez de Manuel Freire, o cantor de intervenção conhecido pela música “Pedra Filosofal”, animar a noite no Largo Dr. Couto. Segue-se o concerto do saxofonista Cabrita, reconhecido no panorama musical nacional pelos cerca de 30 anos de colaborações. Do seu repertório contam-se parcerias com nomes como Sérgio Godinho, Dead Combo, The Legendary Tigerman ou Sitiados.
Já no dia 19, é a vez do músico Rogério Charraz e José Fialho realizarem uma performance musical e literária intitulada “Reunião de condomínio”. No mesmo dia, os mangualdenses têm a oportunidade de ouvir o músico Curt Davis, cujas raízes cabo-verdianas são a principal influência do seu universo R&B e Soul.
A última noite vai homenagear o teatro, com uma atuação da companhia Mochos no Telhado, que apresentam a performance “Deixa-me cantar antes que esqueça”. O cantor natural de Nelas e vencedor do “The Voice Portugal”, Gustavo Reinas, vai fechar a edição deste ano do festival “Em Quarto Crescente”.
Em comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, o evento conta com leitura de textos por alunos do Agrupamento de Escolas de Mangualde, em conjunto com a equipa das Bibliotecas Escolares.
Ao longo de todo o evento – cuja entrada é gratuita – serão exibidas várias curtas-metragens e estará também aberto um serviço de bar instalado no Largo Dr. Couto.