A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O centro histórico de Viseu vai voltar a deixar de ter trânsito às sextas-feiras, sábados e domingos. A medida vai entrar em vigor já esta sexta-feira (18 de junho).
Entre as 16h00 e as 23h30 das sextas e sábados e das 15h00 às 19h00 dos domingos, o centro histórico deixa de ter carros. A medida vai prolongar-se até ao final da iniciativa Verão na Cidade-Jardim, a 21 de setembro.
Em comunicado, a Câmara de Viseu refere que, além do Verão na Cidade-Jardim, pretende “desincentivar o uso do automóvel na zona antiga da cidade” e incentivar os viseenses e turistas a “usufruírem em pleno das ruas e praças, num ambiente seguro, sem carros e propício a uma circulação a pé ou em bicicleta, mais confortável e amiga do ambiente”.
Os horários de abertura e fecho do trânsito poderão ser sujeitos a alterações, em virtude da evolução da pandemia e da avaliação semanal realizada.
A Polícia Municipal será responsável pelos cortes de trânsito. A Câmara diz que a interdição “contempla os principais acessos à zona antiga, nomeadamente no início da Rua dos Combatentes da Grande Guerra e no entroncamento da Travessa da Misericórdia com o Adro da Sé, mantendo-se a circulação pela Calçada da Vigia”.
Com estes cortes, será autorizado o acesso a moradores e clientes dos hotéis Palácio dos Melos e Casa da Sé pela Porta do Soar, em sentido inverso, sendo a saída realizada pela Rua D. Duarte e pela Rua do Carmo, que terá um acesso alternativo a partir de 1 de julho com o arranque de iniciativas na Rua Direita.
Nos horários de culto e cerimónias religiosas a ter lugar na Sé de Viseu e na Igreja da Misericórdia, o acesso ao Adro da Sé será permitido pela Travessa da Misericórdia.