A BTL 2025 chegou ao fim, e o Centro de Portugal voltou…
Para quando uma visita a Oliveira de Frades? Descubra 5 coisas a…
Pela primeira vez a participar na maior feira de turismo nacional, a…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
por
Diogo Chiquelho
A exposição “Uma Paixão sobre Rodas – Colecção André Villas-Boas”, no Museu do Caramulo, vai continuar até 24 de novembro no espaço do concelho de Tondela. A mostra, que estava para encerrar no domingo (20 de outubro), foi vista por mais de 25 mil pessoas desde a inauguração em julho.
O Museu do Caramulo justifica o prolongamento da exposição com a “contínua procura” pela mostra que revela a coleção de automóveis, motas e artigos de automobilia do atual presidente do FC Porto, que já competiu em provas como o Rally de Portugal.
O acervo retrata “as vivências e a profunda ligação emocional de Villas-Boas ao mundo do universo a motor”, realça o Museu do Caramulo. A coleção reflete os diversos gostos do presidente portista, que vão desde os clássicos desportivos como o Lamborghini Miura P400 S, o Porsche 911 Carrera RS 2.7 ou o Ferrari F40 às motas com exemplares como a Confederate P51 Combat Fighter ou a Norton Commando Auto Fabrica Type 16.
A coleção – que foi “construída ao longo de anos e com uma curadoria puramente pessoal” de André Villas-Boas – também inclui motos de competição, incluindo uma KTM RC16 de Miguel Oliveira, que participa no MotoGP.
A mesma também inclui modelos como o BAC Mono, o Ferrari 599 GTB Fiorano, o MG Le Mans EX 182 e o Fiat 500 L.
Além de automóveis e motos, a exposição conta com um conjunto de artefactos pessoais preservados desde a infância, incluindo miniaturas, bilhetes de provas e capacetes.
“André Villas-Boas criou com o tempo uma extraordinária colecção de automóveis e motos mas, mais do que isso, uma colecção de memórias em constante ebulição que, generosamente, se encontra em exibição pela primeira vez ao vivo no Caramulo, um lugar indissociável da sua paixão motorizada”, remata o Museu do Caramulo.