Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Os antigos combatentes da Guerra do Ultramar vão ser homenageados numa cerimónia que vai acontecer este sábado (21 de junho) na freguesia de São Cipriano, no concelho de Resende. O evento vai contar com uma sessão evocativa e a inauguração de um parque memorial são alguns dos destaques do evento dedicado aos antigos combatentes.
Com várias atividades previstas ao longo da tarde, o programa começa às 14h30 com uma cerimónia religiosa na Igreja Paroquial de São Cipriano, seguida de um momento de louvor no cemitério local e em memória dos combatentes falecidos.
Também vai ser inaugurado o Parque dos Combatentes, situado no Monte do Calvário. Segundo a Junta de Freguesia de São Cipriano, o espaço é dedicado “à preservação da memória e ao reconhecimento dos antigos militares da freguesia”. A sessão solene com testemunhos de antigos combatentes decorre a partir das 17h00.
O presidente da Junta, Aires Carlos Ferreira, diz que a homenagem é “um dever de memória e gratidão”. “Os combatentes serviram Portugal em cenários de grande exigência e risco, e por vezes sem um merecido reconhecimento. Esta homenagem é um gesto simbólico de justiça e de respeito”, afirma.
Sobre o Parque dos Combatentes, Aires Ferreira defende que será um espaço “de reflexão, onde as gerações vindouras poderão reconhecer os sacrifícios feitos por aqueles que serviram o país”.
O evento deste sábado surge na sequência do projeto “Heróis da Guerra do Ultramar – Concelho de Resende”, desenvolvido nos últimos três anos pelas professoras Fátima Soledade e Fátima Silva e em colaboração com as freguesias do concelho.