Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Câmara de Mangualde vai comemorar, nos próximos dias 9 e 19 de julho, o centenário do nascimento de Alexandre Alves, do 25.º aniversário da Biblioteca Municipal e do 80.º aniversário da revista Beira Alta com duas iniciativas.
No dia 9, pelas 21h30, será realizada uma visita guiada às capelas e à ermida da Nossa Senhora do Castelo, acompanhada por momentos musicais protagonizados por elementos da orquestra POEMa. A visita será orientada por Fátima Eusébio, do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, acompanhada por textos de Alexandre Alves.
Já a 19 de julho, pelas 17h30, será apresentada a revista Beira Alta, com o número especial de homenagem a Alexandre Alves, na Igreja da Misericórdia, seguida de uma visita ao espaço, também com base nos textos de Alexandre Alves. A visita também estará a cargo de Fátima Eusébio.
O final da sessão contará com um momento musical protagonizado por Margarida Ferreira dos Santos.
“Pretende-se com esta programação revisitar a obra escrita de Alexandre Alves sobre o património de Mangualde, e, também, projetar a sua imagem ao nível da região Dão Lafões sobre a qual desenvolveu investigação”, sublinha a Câmara.
A Biblioteca Municipal de Mangualde, em colaboração com a direção da revista Beira Alta e o Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, apresenta um conjunto de iniciativas comemorativas do aniversário de Alexandre Alves tiveram início em maio e decorrerão até dezembro. O investigador, conhecido por ter sido diretor da Beira Alta, morreu em 2008, aos 87 anos.