A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Apresento-vos Simba! O verdadeiro rei lá de casa. Este gato persa, com…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Nádia Martins
por
Vítor Santos
Cerca de 200 queijos portugueses entram em competição no Concurso Queijos de Portugal, que decorre esta quinta e sexta-feira (10 e 11 de outubro) em Tondela. A iniciativa, que entra na 15.ª edição, quer impulsionar a produção nacional e dar visibilidade aos melhores queijos produzidos em Portugal.
No concurso vão ser degustados queijos frescos e curados, requeijões e queijos com culturas de superfície, entre outros, num total de 24 categorias. Esta é considerada a principal competição nacional da fileira do queijo e decorre antes de Viseu receber os chamados “Óscares” do queijo – os World Cheese Awards – no mês de novembro.
A diretora-geral da Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL), Maria Cândida Marramaque, diz em comunicado que o setor tem evoluído “de forma consistente, com uma aposta clara em produtos diferenciados e inovadores, oferecendo uma variedade de sabores e texturas que vão ao encontro das preferências e gostos dos consumidores”.
“O queijo está cada vez mais integrado nos hábitos alimentares dos portugueses. É reconhecido como um alimento nutritivo, é uma excelente fonte de proteína e um alimento muito versátil, indispensável como snack, como ingrediente ou à mesa. Faz definitivamente parte da alimentação dos portugueses”, defende a responsável.
A diretora-geral da ANIL, associação que organiza o concurso em Tondela, acrescenta que o evento quer “reforçar a sustentabilidade das diferentes regiões” do país e ainda “criar e manter emprego”, assim como “preservar práticas e saberes, além de manter vivas as regiões produtivas”.
Em Tondela, os queijos vão ser avaliados por um júri de especialistas de renome, o que, segundo a ANIL, garante “uma avaliação rigorosa, o que reforça a credibilidade e a importância” do júri.
“O Concurso Queijos de Portugal não só exalta os melhores produtos, mas também reforça a competitividade dos queijos portugueses em mercados internacionais, contribuindo para o reconhecimento global da produção nacional celebra e reforça o papel fundamental deste produto, na cultura e economia do país”, realça a associação organizadora.
A ANIL acrescenta ainda que o Concurso Queijos de Portugal é “uma celebração da tradição, da inovação e da paixão que impulsionam o setor dos queijos em Portugal”.