Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
A Confraria Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco, de Viseu, participou no último fim de semana (4 a 6 de outubro) no primeiro Encontro de Confrarias Portuguesas no Luxemburgo.
O evento foi organizado pela Confraria Gastronómica de Sabores Portugueses no Luxemburgo e juntou 20 confrarias de diversas regiões do país e da diáspora, num total de cerca de 100 confrades.
Os confrades foram recebidos pelo embaixador de Portugal no grão-ducado, Pedro Sousa e Abreu, que tem raízes em Viseu, na cerimónia que marcou o arranque do encontro.
Depois, as confrarias reuniram-se na Gare do Luxemburgo e foram recebidas na Câmara Municipal de Esch-sur-Alzette pelo presidente Christian Weis e pelo vereador Bruno Cavaleiro. O evento contou também com a presença dos presidentes das câmaras de Cinfães (Armando Mourisco) e Estarreja, bem como com uma representação da Câmara Municipal de Coimbra.
As confrarias também participaram no Festival Internacional de Culinária, onde promoveram as suas regiões e tradições gastronómicas. O evento terminou com uma visita ao Centro Social e Cultural Português em Esch-sur-Alzette.
A participação da Confraria Grão Vasco ficou ainda lembrada pela participação de produtores de vinho do Dão como as Adegas de Silgueiros e Penalva do Castelo e a Quinta de Lemos e da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, que promoveram o património vitivinícola da região de Viseu. Os confrades também entregaram lembranças de Viseu à Embaixada de Portugal e à Câmara de Esch-sur-Alzette.
“Este encontro consolidou os laços entre as confrarias e reforçou o valor das tradições gastronómicas e culturais de Portugal no Luxemburgo, numa celebração marcada pela partilha e pelo orgulho nas nossas raízes”, concluiu a Confraria Grão Vasco.