A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Apresento-vos Simba! O verdadeiro rei lá de casa. Este gato persa, com…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Nádia Martins
por
Vítor Santos
O congresso da Federação distrital de Viseu do PS aprovou no sábado (12 de outubro) a moção do novo presidente da estrutura política, Armando Mourisco. O encontro decorreu em Santa Comba Dão.
O atual autarca de Cinfães, que foi eleito nas últimas eleições internas com 89 por cento dos votos no final de setembro, apresentou o documento “Um PS com todos, de todos e para todos”, que foi aprovado por unanimidade na reunião magna onde também foram eleitos os restantes órgãos federativos.
O vereador na Câmara de Viseu e deputado João Azevedo assumiu a presidência da Mesa do Congresso e foi eleito como presidente da Comissão Política Federativa. Já Marta Palrinhas foi eleita para liderar a Comissão de Jurisdição, enquanto Helena Mouta ficou à frente da Comissão de Fiscalização Económica e Financeira. Os três órgãos políticos foram eleitos com mais de 74 por cento dos delegados presentes.
O presidente da Federação, Armando Mourisco, referiu que o congresso manteve “aceso o debate interno do PS, harmonizando as diversas sensibilidades internas, sem prescindir de ninguém”.
No encontro, os congressistas analisaram a situação do PS no distrito de Viseu e no país e abordaram os desafios do partido, incluindo as eleições autárquicas de 2025. A reunião magna decorreu “num ambiente de debate político democrático”, salientaram os socialistas em comunicado.
“O caminho do PS só é possível com o contributo e empenho de todos, com a verdade, a responsabilidade, a serenidade e a tranquilidade de trilhar um caminho para servir”, disse Armando Mourisco. O presidente da Federação sublinhou ainda que “é com todos juntos que se faz o nosso partido, a nossa terra e as nossas gentes”.
O congresso decorreu em Santa Comba Dão, terra de José Rui Cruz que foi o anterior presidente da Federação. O também deputado no Parlamento chegou a apresentar a sua recandidatura ao cargo, mas acabou por retirá-la a meio do processo eleitoral.
No encontro estiveram presentes Isilda Gomes, João Paulo Rebelo e Elza Pais, dirigentes nacionais do Partido Socialista.